Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19552
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Paissagens: reconstrução da paisagem através de fragmentos fotográficos |
Título(s) alternativo(s): | Paissagens: reconstruction of the landscape through photographic fragments |
Autor: | Barros, Thiago Augusto Teixeira ![]() |
Primeiro orientador: | Valentin, Johannes Andreas |
Primeiro membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Segundo membro da banca: | Fatorelli, Antônio Pacca |
Resumo: | Neste estudo, o autor se propõe a investigar as relações estéticas e conceituais envolvidas em seu trabalho fotográfico intitulado Paissagens. O título tem origem nas palavras paisagem e passagem e é explicado através de uma alegoria com o movimento do carrossel dos parques de diversões. A pesquisa teve início com a construção de um dispositivo pinhole, projetado e utilizado para a produção de uma série de paisagens formadas por fragmentos fotográficos, fundindo lugares e tempos diferentes em uma só imagem. Neste processo, desenvolveu-se uma reflexão sobre como correlacionar imagens e histórias e elaborar, em cada nova fotografia, uma relação conceitual distinta. O autor analisa as paissagens construídas através da temporalidade presente na concepção, trazendo conceitos de Maurício Lissovsky, Antônio Fatorelli, dentre outros autores. Em algumas imagens produzidas é possível enxergar pequenas paisagens, que surgem da fusão de elementos de dois fragmentos distintos, como representação maior do acaso “intencional” do projeto. Este ensaio contempla, ainda, uma contextualização histórica sobre a fotografia, o dispositivo construído e as imagens por ele produzidas, conectando sua produção com autores precursores do século XIX, como E. J. Marey, e com autores contemporâneos, como Wayne Belger e Letícia Ramos. O autor trabalha de forma híbrida (química e digitalmente) provocando diálogos entre substância e essência, entre arte e matéria, enfatizando assim o processo e os materiais empregados como parte significativa da obra. |
Abstract: | In this study, the author investigates the aesthetic and conceptual relationships involved in his photographic work entitled Paissagens. The title is a combination of the Portuguese words for Landscape (Paisagem, with one s) and Passage (Passagem, with two ss) and is explained through an allegory of the movement of the carousel in amusement parks. The research started with the construction of a pinhole device, designed and used for the production of a series of landscapes formed by photographic fragments, merging different places and times in a single image. In this process, a thorough study was carried out on how to correlate images and stories and how to create, in each new photograph, a distinct conceptual relationship. The author analyses the Paissagens built through the temporality present in the conception, bringing conceptual principles of Maurício Lissovsky, Antônio Fatorelli, among other authors. In some images produced, it is possible to see small landscapes, which arise from the fusion of elements from two different fragments, as a greater representation of the “intentional” chance created in the project. This essay also takes into account a historical contextualization of photography, the device built and the images produced by it, connecting its production with precursor authors of the 19th century, such as E. J. Marey, and with contemporary authors, such as Wayne Belger and Letícia Ramos. The author works in a hybrid way (chemically and digitally), causing dialogues between substance and essence, between art and matter, and thus emphasizing the process and the materials used as a significant part of the work. |
Palavras-chave: | Panoramic photography Landscape Pinhole camera Fotografia panorâmica Paisagem Câmera pinhole Fotografia paisagística Fotografia - Técnica Fotografia - História Câmeras fotográficas |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | BARROS, Thiago Augusto Teixeira. Paissagens: reconstrução da paisagem através de fragmentos fotográficos. 2020. 115 f., il. + 1 Livro de artista. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19552 |
Data de defesa: | 6-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Thiago Augusto Teixeira Barros - 2020 - Completa.pdf | 4,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Thiago Augusto Teixeira Barros_Livro de artista.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.