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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19578
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arte e rituais de luto em contextos de violência: os trabalhos de denúncia e homenagem produzidos pelo coletivo Magdalenas por el Cauca – Colômbia |
Título(s) alternativo(s): | Art and mourning rituals in the context of violence: the works of denouncement and tribute produced by the collective Magdalenas por el Cauca – Colombia |
Autor: | Guindani, Natália ![]() |
Primeiro orientador: | Lacerda, Paula Mendes |
Primeiro membro da banca: | Vianna, Adriana de Resende Barreto |
Segundo membro da banca: | Pereira, Edilson Sandro |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo central compreender a relação estabelecida entre arte e memória, em um contexto particular e historicamente delimitado, de violência sistemática. Para isso, elabora-se uma análise das primeiras obras realizadas pelo coletivo colombiano Magdalenas por el Cauca, entre os anos de 2008 e 2013. No âmbito da pesquisa realizada a partir de entrevistas com os artistas e da análise do registro documental das obras, evidenciam-se vínculos com trabalhos de memória coletiva, empreendidos na Colômbia nas últimas décadas. Mobilizados, principalmente, por organizações de familiares de vítimas, com apoio de organizações civis e governamentais, as obras estudadas estão inseridas no contexto do chamado ‘pós-conflito’. A partir de tal conjuntura política e social, entende-se que há um conjunto de produções artísticas sendo empreendido no país, cujo foco incide sobre o trabalho com comunidades de vítimas como meio de visibilizar cenários de violação e sofrimento. Especificamente, o coletivo Magdalenas por el Cauca propõe obras de intervenção in loco – lugares onde a marca da morte violenta está inscrita –, como forma de ressignificar a memória da dor e o sofrimento causado pela ausência dos entes desaparecidos. Seus trabalhos aparecem como intervenções rituais, ao estabelecerem junto às mães e familiares meios de homenagem e denúncia. Nesse sentido, as obras de arte são entendidas como empreendimentos ritualizados de luto e dignificação das vidas atingidas. |
Abstract: | The main aim of this dissertation is to understand the relationship between art and memory, within the context of historical systematic violence. Interviews with artists and the analysis of records of the early art works dating from 2008 to 2013, by the Colombian collective “Magdalenas por el Cueca” were done. The analysis revealed links with works of collective memory, undertaken in Colombia in recent decades. Mainly mobilized by organizations of relatives of victims with the support of civil and governmental organizations, the works of art studied here can be considered “post-conflict”. From this political and social conjuncture, it is understood that there is a set of artistic productions being undertaken in Colombia, whose focus is on working with relatives of victims as a means of highlighting scenarios of rape and suffering. The collective Magdalenas por el Cueca, in particular, proposes works of art on-site – on places marked by violent death, as a way of changing/transforming the memory of pain and suffering caused by the absence of missing beings. Their works appear as rituals, established together with mothers and relatives of victims, as a means of tribute, denouncement and mourning, to give dignity to the lives affected. |
Palavras-chave: | Art in the context of violence Art and memory Rituals of mourning Public mourning Art and the community of victims Arte em contexto de violência Arte e memória Rituais de luto Luto público Arte e comunidade de vítimas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | GUINDANI, Natália. Arte e rituais de luto em contextos de violência: os trabalhos de denúncia e homenagem produzidos pelo coletivo Magdalenas por el Cauca – Colômbia. 2018. 144 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19578 |
Data de defesa: | 3-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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