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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19587
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Professoras negras e educação das relações étnico-raciais na cidade do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Black teachers and education of ethnic-racial relations in the city of Rio de Janeiro |
Autor: | Matos, Stefany Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Ribeiro Neto, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Segundo membro da banca: | Hora, Dayse Martins |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, William de Góes |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar, através de pesquisa de revisão bibliográfica e análise de edital, a presença de mulheres negras professoras na cidade do Rio de Janeiro e suas atuações na luta para uma educação para as relações étnico-raciais. Entendemos que em nosso país se estabeleceu opressões de raça e gênero que influenciou diretamente na vida de mulheres negras e no modo como elas se relacionam com essa sociedade. Se tratando do exercício do magistério, que em geral apresenta-se como um trabalho majoritariamente feminino na Educação Básica, considera que a presença de mulheres negras é resultado de uma luta constante, assim como também uma possibilidade de melhores condições sociais. A presença dessas mulheres negras nesses espaços é um elemento de resistência e de novas possibilidades para olhar a educação. Sendo assim, para esse estudo elencamos os seguintes objetivos específicos: discutir a interseção de raça, gênero e classes na vida de mulheres negras e o acesso a carreira do magistério; considerar a implementação da reserva de vagas em concurso público, lançando luzes sobre o cargo de magistério na cidade do Rio de Janeiro; e por fim analisar a atuação das professoras negras na luta para uma educação para as relações étnico-raciais nas escolas da cidade do Rio de Janeiro. Estabelecemos como suporte metodológico: Faria (2016) e Melo e Resende (2018) para compreender a relevância das ações afirmativas e a implementação da política de cotas; Akontirene (2016), Davis (2016), Hooks (2018), para analisar a presença das mulheres negras na sociedade; Machado (2007), Oliveira (2007), Silva (2015), Freitas (2017), para discutir a presença de presença de professoras negras no magistério; Araújo (2021), Gomes (2013), Munanga (2005) e para discutir a implementação da Lei 10.639/2003. Trabalhamos com a hipótese de que a presença dessas professoras auxilia para um novo olhar sobre as práticas pedagógicas nas escolas cariocas, sendo capaz de produzir ações institucionais de combate ao racismo. Ao final dessa pesquisa aprendemos como as professoras negras conseguiram se mobilizar em suas ações e promover uma perspectiva de educação para as relações étnico-raciais que envolvesse toda a cidade do Rio de janeiro. |
Abstract: | The present work aims to analyze, through ethnographic research and bid analysis, the presence of black women teachers in the city of Rio de Janeiro and their actions in the struggle for an education for ethnic-racial relations. We understand that racial and gender oppressions were established in our country, which directly influenced the lives of black women and the way they relate to this society. With regard to teaching practice, which in general presents itself as a mostly female job in Basic Education, it considers that the presence of black women is the result of a constant struggle, as well as a possibility of better social conditions. The presence of these black women in these spaces is an element of resistance and new possibilities for looking at education. Therefore, for this study we listed the following specific objectives: to discuss the intersection of race, gender and classes in the lives of black women and access to a teaching career; analyze the implementation of the reservation of vacancies in public examinations, shedding light on the teaching position in the city of Rio de Janeiro; and finally, analyze the role of black teachers in the struggle for education for ethnic-racial relations in schools in the city of Rio de Janeiro. We established as methodological support: Faria (2016) and Melo and Resende (2018) to understand the relevance of affirmative actions and the implementation of the quota policy; Akontirene (2016), Davis (2016), Hooks (2018), to analyze the presence of black women in society; Machado (2007), Oliveira (2007), Silva (2015), Freitas (2017), to discuss the presence of black female teachers in teaching; Araújo (2021), Gomes (2013), Munanga (2005) and to discuss the implementation of Law 10.639/2003. We work with the hypothesis that the presence of these teachers helps to take a new look at pedagogical practices in Rio de Janeiro schools, being capable of producing institutional actions to combat racism. At the end of this research, we learned how black teachers were able to mobilize themselves in their actions and promote an education perspective for ethnic-racial relations that involved the entire city of Rio de Janeiro. |
Palavras-chave: | Black teachers Ethnic-racial relations Racism Professoras negras Relações étnico-raciais Racismo |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | MATOS, Stefany Silva. Professoras negras e educação das relações étnico-raciais na cidade do Rio de Janeiro. 2022. 143 f. Dissertação( Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19587 |
Data de defesa: | 29-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertação - Stefany Silva Matos - 2022 - Completa.pdf | Documento principal | 1,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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