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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapas Mentais: um recurso para pensar o pentecostalismo no espaço escolar, a partir do Colégio Estadual Maria Rosa Teixeira, Duas Barras - Rio de Janeiro.
Título(s) alternativo(s): Mental maps: a resource to think about Pentecostalism in the school space, from Colégio Estadual Maria Rosa Teixeira, Duas Barras – Rio de Janeiro.
Autor: Silva, Rejane Babo da 
Primeiro orientador: Machado, Monica Sampaio
Primeiro membro da banca: Machado, Monica Sampaio
Segundo membro da banca: Reis, Ciro Marques
Terceiro membro da banca: Anjos, Melissa Souza dos
Quarto membro da banca: Santos, Jorge Paulo Pereira do
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal a pesquisa de campo, realizada no Colégio Estadual Maria Rosa Teixeira com alunos do Ensino Fundamental e Médio, A pesquisa concentrou-se em investigar o raciocínio geográfico desenvolvido pelos estudantes a partir do ensino da Geografia, partindo da construção de mapas mentais sobre a influência das igrejas evangélicas no bairro da escola e em seu cotidiano. A pesquisa buscou revelar como eles utilizavam a linguagem espacial para expressar características de influência das igrejas evangélicas (pentecostais). Tem-se como hipótese que os elementos do espaço cotidiano, do lugar e sua base material, associados à circulação de informações e ideias pelos meios de comunicação e pela internet têm atuado de forma significativa na construção de um imaginário coletivo evangélico, sobretudo o de base popular. Partindo da dinâmica da transformação religiosa brasileira e das características do protestantismo pentecostal são apresentadas considerações sobre a estratégia de expansão territorial das igrejas evangélicas pentecostais no país. Em seguida, é apresentada uma breve discussão conceitual sobre representações espaciais a partir dos mapas mentais, principal fonte de pesquisa empírica dessa pesquisa. Por fim, será trazido um estudo sobre a construção desse imaginário evangélico a partir da análise dos mapas mentais de estudantes de uma escola pública estadual do interior do estado do Rio de Janeiro, no município de Duas Barras. Em termos metodológicos esta dissertação foi elaborada a partir do levantamento e análise bibliográfica, de pesquisa quantitativa. Como resultado verificou-se empiricamente, sobretudo a partir da análise dos mapas mentais e das entrevistas realizadas que as igrejas pentecostais oferecem espaços de solidariedade e acolhimento, proporcionando aos seus participantes um senso de dignidade, além de atender às necessidades materiais e imateriais de seus membros tendem a respeitar as suas diretrizes e normas de conduta.
Abstract: The main objective of this master's thesis is the field research, carried out at the Maria Rosa Teixeira State College with elementary and high school students, the research focused on investigating the geographical reasoning developed by students from the teaching of Geography, starting from the construction of mental maps on the influence of evangelical churches in the school district and in their daily lives. The research sought to reveal how they used spatial language to express characteristics of influence of evangelical (Pentecostal) churches. It is hypothesized that the elements of the daily space, the place and its material base, associated with the circulation of information and ideas through the media and the Internet have acted significantly in the construction of an evangelical collective imaginary, especially the popular base. Starting from the dynamics of Brazilian religious transformation and the characteristics of Pentecostal Protestantism, considerations are presented about the strategy of territorial expansion of pentecostal evangelical churches in the country. Next, a brief conceptual discussion about spatial representations from mental maps, the main source of empirical research of this research, is presented. Finally, a study will be brought about the construction of this evangelical imaginary from the analysis of the mental maps of students of a state public school in the interior of the state of Rio de Janeiro, in the municipality of Duas Barras. In methodological terms, this dissertation was elaborated from the survey and bibliographic analysis of quantitative research. As a result, it was empirically verified, especially from the analysis of mental maps and the interviews conducted that pentecostal churches offer spaces of solidarity and welcome, providing their participants with a sense of dignity, in addition to meeting the material and immaterial needs of their members tend to respect their guidelines and norms of conduct.
Palavras-chave: Evangélicos pentecostais
Território fluminense
Mapas mentais
Pentecostal Evangelicals
Fluminense territory
Mental maps
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: SILVA, Rejane Babo da. Mapas Mentais: um recurso para pensar o pentecostalismo no espaço escolar, a partir do Colégio Estadual Maria Rosa Teixeira, Duas Barras - Rio de Janeiro. 2022. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19588
Data de defesa: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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