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Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões a partir da política educacional do colégio AIACOM e suas relações com as questões étnico-raciais
Título(s) alternativo(s): Reflections from the educational policy of the AIACOM College and its relations with ethnic-racial issues
Autor: Morgado, Michelle dos Santos 
Primeiro orientador: Santos, Sônia Beatriz dos
Primeiro membro da banca: Esteves , Pâmela Suélli da Motta
Segundo membro da banca: Oliveira , Talita de
Resumo: A presente dissertação trata de uma política de educação caracterizada por algumas especificidades, organizada por um colégio religioso católico, que oferta educação gratuita para crianças e adolescentes majoritariamente negros e residentes de comunidades periféricas situadas na zona norte do Rio de Janeiro, que vivem em condições vulneráveis tanto social quanto economicamente. O objetivo principal foi identificar e analisar a política educacional do Colégio Agostiniano AIACOM e como a educação das relações étnico-raciais é trabalhada pela instituição. Para isso, foram analisados os documentos oficiais do colégio e as aulas assistidas de forma virtual, daí adotamos a etnografia online para acompanhar as aulas através do Facebook da unidade escolar, pois durante o período da pesquisa, estávamos imersos na pandemia da covid-19, que demandou isolamento social. Além dessa análise, contamos com uma entrevista semiestruturada com uma profissional integrante da gestão do colégio. A pesquisa revelou que um colégio de cunho religioso, ainda que mantenha sua filosofia católica e agostiniana, pode obter e praticar políticas e projetos pedagógicos que dialogam com uma educação disponível para o diálogo com diversas culturas, com a educação das relações étnico-raciais, com o antirracismo, inseridas no cotidiano escolar e não em datas e períodos específicos.
Abstract: The present dissertation deals with an educational policy characterized by some specificities, organized by a Catholic religious school, which offers free education to children and adolescents mostly black and residents of peripheral communities located in the North Zone of Rio de Janeiro, who live in socially and economically vulnerable conditions. The main objective was to identify and analyze the educational policy of the Colegio Agustiniano AIACOM and how ethnic-racial relations education is dealt with by the institution. For this, the official documents of the college and the classes attended in a virtual way were analyzed, hence we adopted the online ethnography to follow the classes through the Facebook of the school unit, because during the research period, we were immersed in the covid-19 pandemic, which demanded social isolation. In addition to this analysis, we relied on a semi-structured interview with a professional member of the school's management. The research revealed that a religiously oriented school, even though it maintains its Catholic and Augustinian philosophy, can obtain and practice policies and pedagogical projects that dialogue with an education available for the dialogue with diverse cultures, with the education of ethnic-racial relations, with anti-racism, inserted in the school daily life and not in specific dates and periods.
Palavras-chave: Education
Education politics
Education Ethnic-racial relations
Educação
Política educacional
Educação das relações étnico-raciais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MORGADO, Michelle dos Santos. Reflexões a partir da política educacional do colégio AIACOM e suas relações com as questões étnico-raciais. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19589
Data de defesa: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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