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Tipo do documento: Tese
Título: Uma viagem pelas memórias dos egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, no Médio Solimões (AM)
Título(s) alternativo(s): A voyage through the memories of graduates of the National Plan for the Training of Basic Education Teachers, in the Middle Solimões (AM)
Autor: Pontes, Cilene de Miranda 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Segundo membro da banca: Freire, José Ribamar Bessa
Terceiro membro da banca: Costa, Lucinete Gadelha da
Quarto membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Resumo: Na tessitura desta pesquisa, navegamos nos movimentos da escrita de si, na busca de compreender, as trajetórias de vida pessoal e profissional de professores egressos do Curso de Pedagogia (PARFOR/UEA). A pertinência deste estudo investigativo perpassa pela compreensão histórica e social dos processos formativos vivenciados pelos professores em exercício profissional na rede pública de ensino, no estado do Amazonas. O recorte temporal selecionado teve como referência, o percurso de desenvolvimento curricular do curso no Médio Solimões, entre os anos de 2010 a 2021. Nesta produção, dialogamos com Delory-Momberger (2016), Josso (2004), Nóvoa (2012; 1997), Ricouer (2007), Passeggi e Barbosa (2008) e Nora (1993). A credibilidade científica sobre o objeto investigado teve como pressuposto, a concepção de uma ciência compreensível do sujeito humano, a partir da singularidade e da pluralidade do cotidiano, vivido na/pelas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais, de professores que habitam no tabernáculo da história e da memória, seus modos de viver, pensar e agir. A proposta de tese foi norteada pela perspectiva de compreender a contribuição do curso, nos processos formação e transformação da vida pessoal e profissional de seis professores egressos do curso de Pedagogia no Médio Solimões. A propositura investigativa busca apreender as vozes docentes, os caminhos da memória, guiada pela abordagem qualitativa e pela prática da pesquisa biográfica. Os procedimentos metodológicos foram conduzidos por meio dos memoriais de formação, do Projeto Pedagógico do Curso e das entrevistas biográficas. Na composição da tese, os percursos da pesquisa foram traçados em quatro capítulos, buscando dar voz e visibilidade aos protagonistas docentes. No primeiro capítulo, discorro sobre os aspectos relacionados aos movimentos históricos individuais e coletivos que marcam a história de vida dos sujeitos da pesquisa, vividos em suas trajetórias de infância e escolarização. No segundo capítulo, na metáfora do canoeiro, os rios conduzem a história de vida dos sujeitos, demarcando o movimento histórico de institucionalização do programa PARFOR/UEA, no estado do Amazonas. No terceiro capítulo, discorremos sobre as políticas e práticas de formação desenvolvidas no curso de Pedagogia/PARFOR/UEA, no Médio Solimões. No quarto capítulo, identificamos as experiências que marcam as trajetórias de inserção profissional e profissionalização dos professores egressos, a partir dos lugares que ocupam nesse espaço/tempo. Nas considerações finais, destacamos a importância do curso, na construção de saberes docentes, para além da dimensão científica e tecnológica. O Solimões é o rio que comanda a vida e a profissão dos educadores que vivem na interpretação da Amazônia, seus lugares de passagens e travessias no campo da história da educação.
Abstract: In the fabric of this research, we navigate the movements of writing itself, in the quest to comprehend the trajectory of the personal and professional lives of graduate teachers of the Pedagogy Course (PARFOR/UEA). The pertinence of this investigative study The pertinence of this investigative study permeates the historical and social understanding of the formative processes experienced by the teachers in professional practice in the public school network, in the State of Amazonas. The selected time frame has a reference the path of curriculum development of the course in the Middle Solimões between the years of 2010 and 2021. In this production, we dialogue with Delory-Momberger (2016), Josso (2004), Nóvoa (2012; 1997), Ricouer (2007), Passeggi e Barbosa (2008) e Nora (1993). The scientific credibility of the investigated object has been based on the conception of a comprehensible science of the human subject, based on the singularity and plurality of everyday life, lived in/through personal, academic and professional lives of the teachers that inhabit the tabernacle of history and memory, their ways of living, thinking and acting. The thesis proposal was guided by the perspective of understanding the contribution of the course in the processes of formation and transformation of the personal and professional lives of six graduate teachers of the Pedagogy Course in the Middle Solimões. Through the paths of memory, we seek to apprehend the teaching voices, guided by the qualitative approach and by the practice of biographical research. The methodological procedures have been conducted through training memorials of the Pedagogical Project of the course and through the biographical interviews. In composition of the thesis, the research paths have been traced in four chapters, seeking to give voice and visibility to the teaching protagonists. In the first chapter, I discuss aspects related to individual and collective historical movements that mark the life history of the research subjects, experienced in their childhood and schooling trajectories. In the second chapter, in the metaphor of the canoeist, the rivers lead the life story of the subjects, demarcating the historical movement of institutionalization of the PARFOR/UEA program, in the state of Amazonas. In the third chapter, we discuss the training policies and practices developed in the Pedagogy/PARFOR/UEA course, in the Middle Solimões. In the fourth chapter, we identify the experiences that mark the trajectories of professional insertion and professionalization of former teachers, based on the places they occupy in this space/time. In the final considerations, we highlight the importance of the course, in the construction of teaching knowledge, beyond the scientific and technological dimension. The Solimões is the river that commands the life and profession of educators who live in the interpretation of the Amazon, its places of passages and crossings in the field of the history of education.
Palavras-chave: Memórias
Formação de professores
Experiências
PARFOR/UEA
Memories
Teacher training
Experiences
PARFOR/UEA
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PONTES, Cilene de Miranda. Uma viagem pelas memórias dos egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, no Médio Solimões (AM). 2022. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19599
Data de defesa: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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