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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19601
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | No entrelaçar de becos, lutas e a sala de aula: a experiência da EJA-Manguinhos |
Título(s) alternativo(s): | En el entramado de callejones, luchas y aulas: la experiencia de la Escuela de Jóvenes y Adultos (EJA) de Manguinhos |
Autor: | Oliveira , Michelle Santos de |
Primeiro orientador: | Souza, Kelly Cristina Russo de |
Primeiro membro da banca: | Amoroso, Mauro Henrique de Barros |
Segundo membro da banca: | Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira |
Resumo: | A presente dissertação discute a relação entre educação e território a partir do estudo de caso realizado na favela de Manguinhos (EJA-Manguinhos), situada na zona norte do Rio de Janeiro. Ao considerar a proposta político pedagógica da escola, pautada na relação entre educação e território, essa pesquisa tem como objetivo identificar as percepções e avaliações do corpo docente sobre o que seria uma "educação territorializada". Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico sobre educação popular, educação de jovens e adultos, território e favela; analisamos documentos produzidos pela equipe da EJA-Manguinhos sobre educação e território; foram feitas entrevistas semi-estruturadas com professores; e participamos de um encontro de formação para perceber quais as falas sobre educação territorializada que surgiam com mais força entre os professores. A pesquisa trabalha a partir dos conceitos de sujeitos coletivos de direitos (Arroyo, 2011), efeito-favela (Burgos, 2009) e discute os conceitos de território usado (Santos, 1994) e territorialização (Ceccim, 2005), além de aportar elementos no debate sobre desterritorialização a partir das críticas de Haesbaert (2004). Entre os resultados encontrados, vimos como a proposta de educação territorializada estimula, cada vez mais, a busca por uma coerência teórica-metodológica entre os professores, que buscam repensar práticas e criar experiências que correspondam a essa expectativa. No entanto, estas práticas ainda são desenvolvidas a partir de interpretações individuais e variadas daquilo que entendem por educação territorializada, apontando a necessidade do desenvolvimento de um referencial teórico-metodológico comum, construído coletivamente. Essa pesquisa também procura sistematizar e compartilhar algumas das práticas pedagógicas observadas, pautadas na relação educação e favela. |
Abstract: | Esta tesis analiza la relación entre educación y territorio a partir del estudio de caso realizado en el barrio de Manguinhos (EJA-Manguinhos), situada en la zona norte de Río de Janeiro. Al considerar la propuesta político-pedagógica de la escuela, basada en la relación entre educación y territorio, la presente investigación tiene como objetivo identificar las percepciones y evaluaciones del cuerpo docente sobre lo que sería una "educación territorializada." Con este fin, se realizó un levantamiento bibliográfico sobre educación popular, educación de jóvenes y adultos, territorio y favela; analizamos los documentos producidos por el equipo de EJA-Manguinhos sobre educación y territorio; se efectuaron entrevistas semiestructuradas con profesores; y participamos en un encuentro de capacitación para percibir cuáles discursos sobre educación territorializada surgían con más fuerza entre los maestros. Esta investigación se desenvuelve a partir de los conceptos de sujetos colectivos de derechos (Arroyo, 2011) y efecto favela (Burgos, 2009), y discute los conceptos de territorio usado (Santos, 1994) y territorialización (Ceccim, 2005), aportando a su vez elementos en el debate sobre desterritorialización a partir de las críticas de Haesbaert (2004). Entre los resultados encontrados, hemos visto cómo la propuesta de educación territorializada estimula, cada vez más, la búsqueda de una coherencia teórico-metodológica entre los profesores, quienes buscan repensar prácticas y crear experiencias que correspondan a esta expectativa. Sin embargo, estas prácticas aún se desarrollan a partir de interpretaciones individuales y variadas de lo que es entendido por educación territorializada, señalando la necesidad de desarrollar un marco teórico y metodológico común, construido colectivamente. Esta investigación también pretende sistematizar y compartir algunas de las prácticas observadas, guiadas por la relación entre educación y favela. |
Palavras-chave: | Educación de Jóvenes y Adultos Educación popular Educação de adultos Favelas - Rio de Janeiro Educação popular |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | OLIVEIRA, Michelle Santos de. No entrelaçar de becos, lutas e a sala de aula: a experiência da EJA-Manguinhos. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19601 |
Data de defesa: | 27-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertação - Michelle Santos de Oliveira - 2016 - Completa.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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