Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19602
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O gerenciamento de vozes externas em textos argumentativos de alunos da escola básica: uma análise sistêmico-funcional |
Título(s) alternativo(s): | The management of external voices in argumentative texts by mid-high school students: a systemic-functional analysis |
Autor: | Santos, Ane Caroline Souza dos ![]() |
Primeiro orientador: | Dutra, Vania Lúcia Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Schlee, Magda Bahia |
Segundo membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Terceiro membro da banca: | Nóbrega, Adriana Nogueira Accioly |
Quarto membro da banca: | Coelho, Fábio André Cardoso |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar as estruturas por meio das quais ocorre a inserção de vozes externas em textos escolares produzidos, respectivamente, por alunos concluintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A partir do instrumental teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004; THOMPSON, 2014), perpassando por teóricos como Bakhtin (2003), Maingeneau (2002), Boch e Grossman (2002) e Marcuschi (2007), será feita uma análise quali-quantitativa de sessenta (60) textos – trinta (30) de cada série – para investigar quais são os recursos léxico-gramaticais mais empregados pelos autores desses textos a fim de materializar as vozes externas nos textos argumentativos produzidos. Assim, será possível verificar se o aluno concluinte da Escola Básica emprega, em seus textos, de forma mais madura, consciente e produtiva, em relação ao aluno do 9º ano, os recursos gramaticais de inserção de vozes externas em favor do propósito social do gênero em questão. Nesse sentido, este trabalho tem uma contribuição importante a dar aos docentes os quais buscam um ensino mais produtivo no que diz respeito à produção de textos na escola, pois permite que se compreenda a funcionalidade das escolhas léxico-gramaticais dos produtores de textos frente às diversas possibilidades que a língua oferece. |
Abstract: | This work aims to investigate the structures through which external voices are inserted in school texts produced, respectively, by students completing Middle and High School. Based on the theoretical tools of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004; THOMPSON, 2014), passing through theorists such as Bakhtin (2003), Maingeneau (2002), Boch and Grossman (2002) and Marcuschi (2007), a qualitative and quantitative analysis of sixty (60) texts – thirty (30) of each series – will be carried out to investigate which are the lexicogrammatical resources most used by the authors of these texts in order to materialize the external voices in the argumentative texts produced. In this way, it will be possible to verify if the graduating student of the High School uses, in his texts, in a more mature, conscious and productive way, in relation to the 9th grade student, the grammatical resources of insertion of external voices in favor of the social purpose of the gender in question. In this sense, this work has an important contribution to give to teachers who seek a more productive teaching with regard to the production of texts at school, as it allows one to understand the functionality of the lexical-grammatical choices of text producers in the face of the various possibilities that the language offers. Este trabajo tiene como objetivo investigar las estructuras a través de las cuales las voces externas se insertan en los textos escolares producidos, respectivamente, por estudiantes que finalizan la escuela primaria y secundaria. Partiendo de las herramientas teóricas de la Lingüística Sistémico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004; THOMPSON, 2014), pasando por teóricos como Bakhtin (2003), Maingeneau (2002), Boch y Grossman (2002) y Marcuschi ( 2007), se realizará un análisis cualitativo y cuantitativo de sesenta (60) textos – treinta (30) de cada serie – para investigar cuáles son los recursos lexicogramáticos más utilizados por los autores de estos textos para materializar las voces externas en los textos argumentativos producidos. Así será posible corroborar si el alumno que termina la Escuela primaria utiliza, en sus textos, de manera más madura, consiente y productiva, en relación al alumno de la Escuela secundaria, los recursos gramaticales de inserción de vozes externas en favor al propósito social del género en cuestión. Em este sentido, este trabajo tiene una importante contribución para dar a los docentes que buscan una enseñanza más productiva en relación con la producción de textos en la escuela, ya que permite comprender la funcionalidad de las elecciones léxico-gramaticales de los productores de textos frente a las diversas posibilidades que ofrece el lenguaje. |
Palavras-chave: | Enseñanza de la lengua portuguesa Lingüística sistémico-funcional Voces externas Producción de textos argumentativos Portuguese language teaching Systemic-functional linguistics External voices Production of argumentative texts Ensino de língua portuguesa Linguística sistêmico-funcional Vozes externas Produção de textos argumentativos Língua portuguesa – Estudo e ensino (Ensino fundamental) Funcionalismo (Linguística) Língua portuguesa – Escrita Língua portuguesa – Textos |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | Santos, Ane Caroline Souza dos. O gerenciamento de vozes externas em textos argumentativos de alunos da escola básica: uma análise sistêmico-funcional. 2023. 301 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19602 |
Data de defesa: | 8-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Ane Caroline Souza dos Santos - 2023 - Completa.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.