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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os refugiados do pós-segunda guerra na imprensa carioca: uma análise fotográfica sobre os olhares de A Noite Ilustrada e de Revista da Semana
Autor: Leite, Vanessa Mendonça 
Primeiro orientador: Reznik, Luís
Primeiro membro da banca: Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
Segundo membro da banca: Blank, Thaís Continentino
Resumo: A proposta desta dissertação reside em compreender, através do exame da fonte fotográfica, como as revistas A Noite Ilustrada e Revista da Semana retratavam em suas páginas os refugiados do pós-Segunda Guerra Mundial chegados ao país através de acordos firmados com agências internacionais e acolhidos na Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores. A guerra resultou em profundas mudanças no cenário geopolítico internacional e a nova configuração das fronteiras territoriais afetou milhões de pessoas, cujas nacionalidades precisaram ser alteradas, produzindo um grande número de apátridas. O “milhão restante” designa uma parcela significativa de refugiados e deslocados que optaram pela não repatriação, na maioria dos casos por motivos políticos e pela falta de vínculo com os novos territórios que se estruturavam. Uma das respostas a essa problemática se deu pelo deslocamento para as Américas e o Brasil desempenhou um significativo papel na recepção de uma expressiva parcela desse contingente, a partir de 1947. Foi uma das últimas levas de imigrantes introduzidas no país através da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, que fundada em 1883, pelo Estado Imperial, constituía-se como importante dispositivo da política imigratória brasileira, sendo um dos principais locais de recepção de imigrantes do continente americano. Caracterizada como a protagonista das análises empregadas, o estudo da imagem fotográfica e suas contribuições a ciência histórica podem ser encaradas como uma resposta aos desafios e demandas da modernidade, compreendida como um contexto específico em que os modos de interação e sociabilidade são conduzidos no sentido visual e em sua produção, circulação e consumo. Partindo da perspectiva de que toda representação é dotada de historicidade e reflete em si as convenções culturais e sociais de seu tempo, trilhar-se-á nesse trabalho, como caminho metodológico e de leitura da fonte, o procedimento semiótico aliado as reflexões e contribuições dos estudos de Cultura Visual. A partir desses ferramentais e de criteriosa análise dos artefatos fotográficos é possível captar em quais termos se elaborava a construção da visibilidade pública e midiática dos refugiados.
Abstract: The purpose of this dissertation lies in understanding, by examining the photographic source, how the magazines A Noite Ilustrada and Revista da Semana portrayed in their pages post-World War II refugees who arrived in the country through agreements signed with international agencies and hosted in the Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores. The war resulted in profound changes in the international geopolitical scenario and the new configuration of territorial borders affected millions of people, whose nationalities needed to be changed, producing a large number of stateless persons. The “last million” designates a significant portion of refugees and displaced persons who chose not to repatriate, in most cases for political reasons and for lack of connection with the new territories that were being structured. One of the answers to this problem was the displacement to the Americas and Brazil played a significant role in receiving a significant portion of this contingent, as of 1947. It was one of the last waves of immigrants introduced into the country through the Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, which was founded in 1883 by the Imperial State, constituted as an important device of the Brazilian immigration policy, being one of the main places for receiving immigrants from the American continent. Characterized as the protagonist of the analyzes used, the study of photographic image and its contributions to historical science can be seen as a response to the challenges and demands of modernity, understood as a specific context in which the modes of interaction and sociability are conducted in the visual sense. and in its production, circulation and consumption. Starting from the perspective that every representation is endowed with historicity and reflects in itself the cultural and social conventions of its time, this work will be followed, as a methodological path and for reading the source, the semiotic procedure combined with the reflections and contributions of the visual culture studies. From these tools and the careful analysis of photographic artifacts, it is possible to capture in what terms the construction of public and media visibility of refugees was elaborated.
Palavras-chave: Imigração
Refugiados
Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores
Revista Ilustrada
Fotojornalismo
Fotografia
Immigration
Refugees
Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores
Illustrated Magazine
Photojournalism
Photography
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: LEITE, Vanessa Mendonça. Os refugiados do pós-segunda guerra na imprensa carioca: uma análise fotográfica sobre os olhares de A Noite Ilustrada e de Revista da Semana. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19613
Data de defesa: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História Social

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