Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19619
Tipo do documento: Dissertação
Título: Redes digitais e ensino de História: produção, recepção e aprendizagem por meio da internet na perspectiva da História Pública entre alunos da geração Z e Alpha
Autor: Santos, Roberto Eduardo Carneiro dos 
Primeiro orientador: Moerbeck , Guilherme Gomes
Primeiro membro da banca: Degan, Alex
Segundo membro da banca: Isolan, Flaviano Bugatti
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal discutir as possibilidades de utilização dos canais de ensino de História do YouTube em sala de aula, como forma de apoio pedagógico e na construção e desenvolvimento de uma consciência histórica. No que tange à consciência histórica, discutiremos as possibilidades de sua relação/constituição por meio da História Pública, em particular na utilização de meios digitais, num esforço epistemológico de fazer com que a história possa ser bem recebida por alunos da educação básica. Por isso, far-se-á necessária uma seleção e avaliação de canais voltados ao ensino de história no YouTube que possam obedecer ou estarem de acordo com as possibilidades de uma História Pública de boa qualidade técnica e historiográfica. Além disso, discutiremos também a diferenciação desses canais em relação a outros, criados com vieses ideológicos e políticos que dialogam com outras narrativas históricas, alimentando com fake news as redes digitais, patrocinando negacionismos numa era de pós-verdade. Por fim, pretende-se destacar o papel do professor-curador e a importante tarefa de filtrar e mesmo barrar narrativas enviesadas antes de chegar aos educandos. Sendo assim, no primeiro capítulo discutiremos a História Pública, a História Pública Digital e o conceito de Gerações Z e Alpha, bem como nativos e imigrantes digitais. No segundo capítulo apresentaremos uma visão geral sobre os canais do YouTube de ensino de história e os youtubers. Finalmente, no terceiro capítulo, apresentaremos a discussão sobre os canais de cunho negacionista, as dificuldades no acesso e permanência do aluno na internet e apresentaremos os resultados do trabalho aplicado em sala de aula, utilizando alguns canais de ensino de história, sobre temas previamente selecionados.
Abstract: This dissertation aims, as a main goal, to discuss the possibilities of using YouTubers History channels in classrooms, in particular, as a pedagogical tool and in the construction and development of a historical consciousness. Regarding historical consciousness, we will discuss the possibilities of its relation/constitution by using Public History, furthermore, concerning the use of digital media, as a methodological approach to make the discipline of History well received by the students at high school’s public system. Therefore, it is necessary to select and review some history’s public channels. In this way, we will also discuss the relation between straight channels, which concern a compromise with the academic historiographical developments; and others, created by people with ideological and political bias which foster revisionists’ narratives, usually based on fake news from the digital media, sponsored by denialists in a post-truth era. Ultimately, it is intended to emphasize the history teacher’s role as a curator, in regard to the relevant assignment of filtrate or even stop certain biased narratives before it is assimilated by school students. To accomplish so, in the first chapter, we will discuss Public History, the Digital Public History and the concept of Z and Alpha generation, as well as about the concepts of digital natives and immigrants. In the second chapter, we will show an overview about the teaching of history in YouTube channels. Finally, in the third and last chapter, we aim to discuss the denialists’ channels, the student’s difficulties of access to the internet and present the classroom survey results
Palavras-chave: Ensino de História
YouTube
História Pública
Gerações Z e Alpha
Teaching of History
YouTube
Public History
Alpha and Z generations.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: SANTOS, Roberto Eduardo Carneiro dos. Redes digitais e ensino de História: produção, recepção e aprendizagem por meio da internet na perspectiva da História Pública entre alunos da geração Z e Alpha. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19619
Data de defesa: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Roberto Eduardo Carneiro dos Santos - 2022 - Completa.pdfDocumento principal965,21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.