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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre saberes e crenças: ciência e experiência religiosa no pensamento de William James (1842-1910)
Autor: Silva Filho, Romero de Oliveira e 
Primeiro orientador: Ortega, Francisco Javier Guerrero
Resumo: Tomando como fonte preferencial a obra de William James (1842-1910), este trabalho aborda noções como verdade, experiência religiosa, crença, ciência e evidência, visando compreender como o pragmatismo lidou com estes temas no contexto da virada do século XIX para o XX (momento em que uma série de campos do saber humano buscavam estabelecer seu estatuto de cientificidade). Dois pontos principais norteiam o trabalho: 1) A consideração do caráter sistêmico da da obra de James, buscando-se a conexão entre obras/ temas discutidos; 2) A compreensão de que o contraponto com questões de caráter religioso e teológico perpassa a obra de James, tendo importância fundamental no que tange às suas contribuições aos debates científicos e filosóficos. O trabalho encontra-se dividido em três partes. Na Parte 1, são abordados os debates acerca de determinismo e livre arbítrio, tendo-se como foco a proposição ontológica da vontade livre como centro da mente e as críticas jamesianas ao "determinismo evolucionista". Além disso, tematiza-se a questão da evidência nos debates sobre verdade científica, tendo-se as crenças religiosas como um contraponto. Na Parte 2, o texto "As Variedades da Experiência Religiosa" aparece em primeiro plano, buscando-se compreender de que maneira James fez da experiência religiosa um objeto científico, abordando-se tanto a sua crítica aos cientistas médicos que buscavam tratar o fenômeno religioso como patologia, quanto as suas proposições acerca da experiência religiosa como diretiva para as ações futuras dos sujeitos. Na Parte 3, é abordada a formulação do pragmatismo jamesiano "propriamente dito". Em "Pragmatismo" James constitui tanto o seu método pragmático, primando pelo estabelecimento de "diferenças práticas" no âmbito da investigação filosófica, quanto a sua teoria pragmática da verdade, segundo a qual "o que é verdadeiro no nosso modo de pensar é a produção de crenças que se provem a si serem boas, e boas por razões definidas, determináveis".
Abstract: This dissertation's a study about William James' work, with special focus on science and religion. It deals with notion as truth, religions experience, belief, science and evidence, in order to understand how pragmatism took these subjects, between the nineteenth century and the early twentyeth century ( when many fields of knowledge got to affirm their scientific status). Two basic points direct the text: 1) The consideration of the sistemic character of James' works, and the conection between works and subject; 2) The comprehension that there are many religious and teological questions across James' works, with influence on his contributions on science and philosophy. There's three large parts in the text. In the first one, questions about determinism and free choice are considered, with focus on the ontological proposition of free will, and James' criticism on "determinist evolutionism". In addition, are discussed the question of evidence in the scientific debate about truth, with the religious believes as a counterpoint. In the second one, the text The Varieties of Religious Experience's considered in the first plan. The central question's to understand how James took the religious experience as a scientific theme. Are considered as much the criticism on medical materialism (and its pathological approach of religion) so much the proposition of religious experience how directive for people's future actions. In the third, the last one, the principal work studied is Pragmatism. As the pragmatism method (with the consideration of practical differences on phylosophical investigations), as the pragmatic truth's theory are considered. Formulating his truth's theory. James ascertains that "the true in our manner of thinking is the production of believes that proves itself to be good, too, for definet, assignable reasons".
Palavras-chave: Ciência
Verdade
Experiência religiosa
Evidência
Crença
Pragmatismo
William James
Science
Truth
Religious experience
Evidence
Pragmatism
William James
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: SILVA FILHO, Romero de Oliveira e. Entre saberes e crenças: ciência e experiência religiosa no pensamento de William James (1842-1910). 2004. 102 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19621
Data de defesa: 4-Mar-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva

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