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Tipo do documento: Tese
Título: Discursos sobre performatividade e docência
Título(s) alternativo(s): Discourses on performativity and teaching
Autor: Maia, Thais Vianna 
Primeiro orientador: Dias, Rosanne Evangelista
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cássia Prazeres
Segundo membro da banca: Oliveira, Verônica Borges de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de
Quarto membro da banca: Oliveira, Meyre-Ester Barbosa de
Resumo: Esta tese tem como temática os discursos sobre a docência na área educacional que revelam performances docentes e forjam essas identidades profissionais. Para isso, a noção de performatividade é utilizada para analisar a produção de diferentes sentidos e seus efeitos nas políticas de currículo para a docência. Tencionamos também operar com as noções de performatividade de Ball (2014; 2010; 2005; 2004; 2002) e Butler (2018; 2017; 2015; 1999), em níveis distintos de análise sobre a performatividade. Esta pesquisa é desenvolvida a partir de um enfoque pós-estrutural que não considera a pré-fixação de significados e sujeitos, entretanto mostra a precariedade e contingência que marcam as decisões políticas, permitindo-nos perceber a flutuação dos sentidos dos significantes. As relações entre políticas de currículo e linguagem fazem-se a partir do entendimento de currículo como prática discursiva e a produção de sentidos no currículo. O processo de lutas para a produção do texto curricular envolve leituras e interpretações das identidades e do trabalho docente. Os textos utilizados como material empírico nesta investigação são artigos selecionados nos Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd, a partir das palavras-chave performatividade e docência, publicados no período de 2015 a 2020. Interpretamos como a docência é significada no Currículo e como a utilização desse significante revela conflitos sobre as representações do que é currículo e docência. No decorrer da pesquisa, foi possível concluir que esta também regula e é regulada, apesar de ampliar o olhar para os processos de identificação dos sujeitos. Os textos analisados mobilizam discursos que são produtivos de serem pensados pelo ponto de vista da precariedade da normatividade. A performatividade como teoria da agência traz significativas contribuições para as investigações que envolvem discursos sobre a docência e as políticas.
Abstract: This thesis has as its theme the discourses on teaching in the educational area that reveal teaching performances and forge these professional identities. For this, the notion of performativity is used to analyze the production of different meanings and their effects on curriculum policies for teaching. We also intend to operate with Ball's (2014; 2010; 2005; 2004; 2002) and Butler's (2018; 2017; 2015; 1999) notions of performativity at different levels of analysis on performativity. This research is developed from a post-structural approach that does not consider the pre-fixation of meanings and subjects, but shows the precariousness and contingency that mark political decisions, allowing us to perceive the fluctuation of two meanings and two signifiers. The relations between curricular policies and language are based on the understanding of the curriculum as a discursive practice and on the production of non-curricular meanings. The process of struggle for the production of the curricular text involves readings and interpretations of identities and teaching work. The texts used as empirical material in this investigation are selected articles in the Annals of National Meetings of ANPEd, based on the keywords performativity and teaching, published in the period from 2015 to 2020. We interpret how teaching is signified in the Curriculum and how the use of this significant reveals conflicts about the representations of what curriculum and teaching are. During the research, it was possible to conclude that this also regulates and is regulated, despite expanding the look at the processes of identification of the subjects. The analyzed texts mobilize discourses that are productive of being thought from the point of view of the precariousness of normativity. Performativity as a theory of agency involvement brings contributions to the thinking that discourses on teaching and policy.
Palavras-chave: Performatividade
Docência
Identidade docente
Subjetividade docente
Performativity
Teaching
Teacher identity
Teach subjectivity
Teaching performance
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MAIA, Thais Vianna. Discursos sobre performatividade e docência. 2022. 82 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19624
Data de defesa: 31-Mai-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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