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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19626
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Expectativas profissionais de alunos de camadas populares: apontamentos sobre o papel da escola pública estadual |
Título(s) alternativo(s): | Professional expectations of low-income students: notes on the role of state public schools |
Autor: | Costa, André Wiliam de Novais da ![]() |
Primeiro orientador: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Primeiro membro da banca: | Brenner, Ana Karina |
Segundo membro da banca: | Andrade, Eliane Ribeiro |
Resumo: | A presente dissertação tem por objeto o impacto da experiência escolar do ensino médio nas perspectivas dos alunos quanto ao seu futuro profissional, analisado sob a hipótese de que a experiência escolar global dos alunos das escolas estaduais do Rio de Janeiro não tem sido capaz de oferecer o apoio necessário para a realização de seus desejos profissionais, seja formando-os com qualidade, seja informando-os das possibilidades de acesso ao ensino superior. Para testar tal hipótese, utilizam-se diferentes metodologias: descrição de inspiração etnográfica de uma escola, questionário tipo survey e entrevistas em profundidade com alunos selecionados, além de dados secundários de diversas fontes oficiais. Analiso as trajetórias de quatro alunos, entrevistados com um intervalo de quatro anos, em 2017 e 2021, destacando a própria interpretação deles a respeito de sua experiência escolar e o impacto desta em sua trajetória até então. Realizei, ainda, em 2021, mais uma entrevista com uma ex-aluna que não foi entrevistada em 2017 pois não era concluinte, mas entrou na pesquisa, já naquele momento, por uma fala interessante sobre sua expectativa profissional. Chega-se à conclusão de que os alunos incorporam o desejo de trajetórias plausíveis para eles, reafirmando os achados da “teoria da reprodução”, mas, longe da resignação, desenvolvem estratégias de ascensão. |
Abstract: | The object of this dissertation is the impact of the high school experience on students' perspectives for their professional future, analysed under the hypothesis that the overall school experience of students in the state schools of Rio de Janeiro has not been able to offer the necessary support for the fulfilment of their professional desires, either by training them with quality, or by informing them of the possibilities of access to higher education. To test this hypothesis, we use different methodologies: ethnographically inspired description of a school, survey questionnaires and in-depth interviews with selected students, as well as secondary data from various official sources. I make a profile of its students, in objective and subjective dimensions, with emphasis on the theme of expectations for the future. Finally, I analyse the trajectories of four students, interviewed four years apart, in 2017 and 2021, highlighting their own interpretation of their school experience and its impact on their trajectory until then. In 2021, I also carried out another interview with a former student who was not interviewed in 2017 because she was not graduating, but entered the research, at that moment, for an interesting speech about her professional expectations. It is concluded that the students incorporate the desire for plausible trajectories for them, reaffirming the findings of the “reproduction theory”, but, far from resignation, they have developed strategies of ascension. |
Palavras-chave: | Public school Professional expectations Neoliberalism Public policies University Escola pública Expectativas profissionais Neoliberalismo Políticas públicas Ensino superior |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | COSTA, André Wiliam de Novais da. Expectativas profissionais de alunos de camadas populares: apontamentos sobre o papel da escola pública estadual. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19626 |
Data de defesa: | 19-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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