Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19642
Tipo do documento: Tese
Título: O legado histórico nacional – memória, difusão e acesso: o caso da Brasiliana Fotográfica
Título(s) alternativo(s): The national historical legacy – memory, diffusion and access: the case of Brasiliana Fotográfica
Autor: Zanatta, Roberta Mociaro 
Primeiro orientador: Santos, Myrian Sepúlveda dos
Primeiro membro da banca: Garchet, Helena Maria Bomeny
Segundo membro da banca: Sinder, Valter
Terceiro membro da banca: Prado, Rosane Manhães
Quarto membro da banca: Boas, Glaucia Kruse Villas
Resumo: O portal Brasiliana Fotográfica foi criado em 2015, como resultado da parceria entre a Biblioteca Nacional (Brasil) e o Instituto Moreira Salles. O portal é um meio de divulgação eletrônica que disponibiliza gratuitamente ao público acervos fotográficos provenientes de diversas instituições, relativos ao período da história do Brasil que se estende de 1830 a 1940. A presente tese tem por objetivo analisar esse portal, ou seja, sua construção, os agentes e antecedentes necessários para sua realização, assim como a formação e impacto de seu acervo na divulgação de suas imagens. A análise aqui desenvolvida prioriza alguns eixos de investigação. Foram analisados, inicialmente, os projetos e redes de relacionamentos envolvidos na construção do portal, bem como suas instituições fundadoras, Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles. Outro importante foco de atenção foi dado às implicações decorrentes da parceria público-privada, estabelecida entre as instituições, e ao seu financiamento. A realização de entrevistas com os idealizadores, curadores e responsáveis pelo conteúdo e manutenção da Brasiliana Fotográfica foi fundamental neste processo. Para além do processo de idealização e construção do projeto, foram apresentadas suas práticas diárias de funcionamento e gestão; os primeiros acervos que integraram o projeto, critérios de seleção estabelecidos para a incorporação de fotografias ao portal; e algumas de suas possíveis leituras. A criação de Brasilianas tem antecedentes em nossa história, o que permitiu a comparação com diversas experiências de construção de caráter semelhante e a análise de mudanças ocorridas ao longo da história no que diz respeito ao modo de colecionismo e compreensão do papel desempenhado por importantes agentes desse universo de colecionismo. Investigo, ainda, a partir da produção iconográfica realizada no período colonial brasileiro e nas três primeiras décadas do século XX, o modo como foi realizada parte da construção do imaginário visual brasileiro a partir dessas obras. Algumas abordagens teóricas serão consideradas sobre a questão da identidade nacional, considerando a contribuição crítica considerável de autores pós-colonialistas às relações de poder inerentes à formação das nações. Finalmente, devido ao papel destacado do uso de novas tecnologias, analiso um diferencial desta nova Brasiliana: os impactos da difusão desses acervos por meio de sua digitalização e disponibilização on-line; os direitos e questionamentos envolvidos; e, os fatores que contribuíram para sua forte divulgação entre jornais, instituições de memória, pesquisadores e estudantes.
Abstract: The Brasiliana Fotográfica portal was created in 2015, as a result of the partnership between the Biblioteca Nacional (Brazil) and the Instituto Moreira Salles. The portal is a means of electronic dissemination that makes available for free to the public photographic collections from various institutions, related to the period of Brazilian history that extends from 1830 to 1940. This thesis aims to analyze this portal, in other words, its construction, the agents and antecedents necessary for its realization, as well as the formation and impact of its collection in the dissemination of its images. The analysis developed here prioritizes some research axes. Initially, the projects and relationship networks involved in the construction of the portal were analyzed, as well as its founding institutions, Biblioteca Nacional and Instituto Moreira Salles. Another important focus was on the implications of the public-private partnership established between the institutions and its financing. Interviewing with the creators, curators and responsible for the content and maintenance of Brasiliana Fotográfica was fundamental in this process. In addition to the process of idealization and construction of the project, their daily operating and management practices were presented; the first collections that were part of the project, selection criteria established for the incorporation of photographs in the portal; and some of its possible readings. The creation of Brasilianas has antecedents in our history, which allowed the comparison with several experiences of similar character construction and the analysis of changes that occurred throughout history regarding the mode of collecting and understanding of the role played by important agents of this kind of collecting universe. I also investigate from the iconographic production carried out in the Brazilian colonial period and in the first three decades of the twentieth century, the way in which part of the construction of the Brazilian visual imagery was made from these works. Some theoretical approaches will be considered on the issue of national identity, considering the considerable critical contribution of postcolonial authors to the power relations inherent in the formation of nations. Finally, due to the prominent role of the use of new technologies, I analyze a differential of this new Brasiliana: the impacts of the diffusion of these collections through their digitization and availability online; the rights and questions involved; and, the factors that contributed to its strong dissemination among newspapers, memory institutions, researchers and students.
Palavras-chave: Photography
Brasiliana
Historical collection
Memory
National identity
Fotografia
Brasiliana
Acervo histórico
Memória
Identidade nacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: ZANATTA, Roberta Mociaro. O legado histórico nacional – memória, difusão e acesso: o caso da Brasiliana Fotográfica. 2019. 190 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19642
Data de defesa: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Roberta Mociaro Zanatta - 2019 - Completa.pdf6,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.