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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diálogos sobre a tecnologia: a extensão universitária em saúde da UERJ durante a pandemia de COVID-19
Título(s) alternativo(s): Dialogues about technology: the university extension in health area at UERJ during the COVID-19 pandemic
Autor: Nenartavis, Fernanda de Carvalho 
Primeiro orientador: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Primeiro membro da banca: Salvador, Marco Antonio Santoro
Segundo membro da banca: Santos, José Henrique dos
Resumo: A realização do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19 levantou algumas questões acerca da utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto universitário. Uma delas se refere à utilização desses recursos no âmbito da extensão universitária, que constitui um dos três pilares indissociáveis da universidade no Brasil. A partir dessa questão mais ampla, o objetivo desta pesquisa é identificar o papel exercido pelas TDIC nos projetos de extensão universitária em saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) a partir do isolamento físico necessário para conter a pandemia de COVID-19. Para isso, três procedimentos foram realizados: (1) entrevistas com pessoas que já foram responsáveis pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para contextualizar a extensão universitária no caso da UERJ; (2) uma análise documental para levantar os projetos ativos no ano de início da pandemia; e (3) questionários aplicados a pessoas responsáveis pela coordenação dos projetos levantados para entender mudanças ocorridas no período de pandemia e perspectivas futuras de uso das tecnologias nas atividades dos projetos. Os resultados da pesquisa incluem indicações de que a extensão da UERJ vem se expandindo nos últimos anos. Além disso, as TDIC fizeram parte das atividades de todos os projetos respondentes que continuaram ativos durante o período de isolamento. Diante disso, os projetos de extensão da área da saúde que responderam à pesquisa podem ser divididos em dois principais grupos: aqueles que fizeram uso apenas pontual das TDIC e aqueles que pretendem continuar com a utilização. Isso sugere que, para pelo menos uma parcela dos projetos respondentes, as TDIC continuarão presentes. A partir desses achados, a pesquisa apresenta discussões com base nas obras de Paulo Freire, bell hooks, Andrew Feenberg e Renato Dagnino. Portanto, esta pesquisa sugere que o debate sobre o uso das TDIC seja ainda mais ampliado, levando em consideração as preocupações e possibilidades envolvidas no assunto a partir da perspectiva dos vários grupos envolvidos com as atividades.
Abstract: Emergency Remote Teaching during the COVID-19 pandemic raised some questions about the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) whithin university context. One of them refers to the use of these resources in university extension, which constitutes one of the three inseparable pillars of the university in Brazil. Based on this broader question, the aim of this study is to identify the role played by DICT in university extension projects in health area at Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) given the necessity of physical isolation to contain the COVID-19 pandemic. Thereunto, three procedures were carried out: (1) interviews were realized with people who have already been responsible for the Pro-Rectory of Extension and Culture to contextualize the university extension at UERJ; (2) a document analysis was done to identify the active projects in the year the pandemic began; and (3) questionnaires were applied to the coordinators of the projects surveyed to understand changes that occurred during the pandemic period and future prospects for the use of technologies in activities. The results include indications that the university extension at UERJ has been expanding in recent years. Moreover, DICT played a role within all respondent projects that remained active during the isolation period. Thus, the participating projects can be divided into two main groups: the ones that made only occasional use of DICT and the ones that intend to continue using it. This suggests that, for at least a portion of the responding projects, DICT will continue to be present. From these findings, the research presents discussions based on the works of Paulo Freire, bell hooks, Andrew Feenberg and Renato Dagnino. Therefore, this research suggests that the debate on the use of DICT should be further expanded, considering the concerns and possibilities that surround the theme from the perspective of the different groups involved in the activities.
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Participação cidadã em ciência e tecnologia
Inclusão digital
Percepção pública da ciência
Information technology
Citizen participation in science and technology
Digital inclusion
Public perception of science
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: NENARTAVIS, Fernanda de Carvalho. Diálogos sobre a tecnologia: a extensão universitária em saúde da UERJ durante a pandemia de COVID-19. 2023. 200 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19663
Data de defesa: 9-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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