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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19665
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a contribuição na formação de professores de Geografia no Brasil 1962 – 1971 |
Título(s) alternativo(s): | The Brazilian Institute of Geography and Statistics and the contribution to the education of Geography teachers 1962 - 1971 |
Autor: | Lopes, Victoria Vicente Rodrigues |
Primeiro orientador: | Abranches Júnior, Nilton |
Primeiro membro da banca: | Lamego, Mariana |
Segundo membro da banca: | Machado, Mônica Sampaio |
Terceiro membro da banca: | Albuquerque, Maria Adaílza Martins |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar, discutir e analisar as apostilas utilizadas no Curso de férias para aperfeiçoamento de professores de Geografia do Ensino Secundário, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no período de 1962 a 1971 no Rio de Janeiro. Os cursos de férias faziam parte do programa de divulgação cultural do Conselho Nacional de Geografia oferecidos a professores de todos os estados e territórios federais, visando aperfeiçoar culturalmente os professores de Geografia do ensino secundário e apresentar as metodologias da Geografia Moderna. Entendemos que o IBGE atuou como um Aparelho Ideológico de Estado, interpelando ideologicamente, por meio dos cursos de aperfeiçoamento, a formação de professores de Geografia. Para isto, aprofundamos a análise sob os temas predominantes na apostila: Cartografia e Estatística, Ensino de Geografia e Recursos didáticos e, Geografia Econômica, juntos eles representam mais de 50% das aulas ministradas no curso. Descrevemos os conteúdos que eram ministrados nas aulas para entender quais assuntos eram mais relevantes e como estes eram abordados nas apostilas. Os resultados desta pesquisa apontam que o Instituto desempenhou um papel importante na formação de professores de Geografia no Brasil ao capacitá-los para ministrar aulas de forma eficaz e atualizada. Ao mesmo tempo disseminava a concepção de que cada instituição/ indivíduo exercia uma função específica, conferindo a sociedade como um conjunto estável e harmônica, o que contribuiu para mascarar a realidade política e social no Brasil. |
Abstract: | The present work had as general objective to present, discuss and analyze the handouts used in the Vacation Course for the improvement of Secondary Education Geography teachers, made available by the Brazilian Institute of Geography and Statistics in the period from 1962 to 1971 in Rio de Janeiro. The recess courses were part of the National Geography Council's cultural dissemination program offered to teachers from all states and federal territories, aiming to culturally improve secondary school Geography teachers and present the methodologies of Modern Geography. We understand that the IBGE acted as an Ideological State Apparatus, ideologically questioning, through improvement courses, the formation of Geography teachers. For this, we deepened the analysis under the predominant themes in the textbook: Cartography and Statistics, Geography Teaching and Didactic Resources and, Economic Geography, together they represent more than 50% of the classes taught in the course. We describe the contents that were taught in classes in order to understand which subjects were most relevant and how they were addressed in the handouts. The results of this research indicate that the Institute played an important role in the training of Geography teachers in Brazil by enabling them to teach classes in an effective and up-to-date manner, while at the same time disseminating the concept that each institution/individual had a specific role. specific, giving society as a stable and harmonious whole, which contributed to mask the political and social reality in Brazil. |
Palavras-chave: | Formação docente Curso de férias IBGE Teacher formation Course of recess |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | LOPES, Victoria Vicente Rodrigues. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a contribuição na formação de professores de Geografia no Brasil 1962 – 1971. 2023. 200 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19665 |
Data de defesa: | 9-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
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