Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19671
Tipo do documento: Tese
Título: Docência no ensino superior público no Brasil: condições de trabalho e de vida na expansão das universidades federais para o interior
Título(s) alternativo(s): Docencia en la enseñanza superior pública en Brasil: condiciones de trabajo y de vida en la expansión de las universidades federales hacia el interior
Teaching in Brazilian public higher education: working and living conditions in the expansion of federal universities to the interior
Autor: Nascimento, Sueli Maria do 
Primeiro orientador: Freire, Lúcia Maria de Barros
Primeiro membro da banca: Marconsin, Cleier
Segundo membro da banca: Souza, Mário Duayer de
Terceiro membro da banca: Pereira, Larissa Dahmer
Quarto membro da banca: Santos, Rodrigo Castelo Branco
Resumo: Este trabalho consiste na exposição do desenvolvimento e resultados da pesquisa realizada no processo de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Serviço Social, da UERJ. O estudo ora apresentado teve como objeto as condições de trabalho e de vida cotidiana dos trabalhadores docentes no contexto da recente expansão das universidades federais brasileiras em municípios interioranos. Foram problematizados os impasses e desafios para fixação e qualificação dos servidores docentes nas localidades de instalação das unidades interiorizadas e suas implicações na qualidade dos serviços e das produções científicas e intelectuais, no contexto dos projetos de desenvolvimento nacional e regional para os quais os docentes são chamados a contribuir para a realização da pretensa finalidade da instituição universitária de atuar como vetor de desenvolvimento local. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar e refletir sobre o objeto de estudo e o problema levantado, sendo apontado como argumento central que o desafio do trabalho docente na interiorização universitária transcende os limites da instituição acadêmica e se relaciona com o cotidiano da vida social nas localidades onde o trabalho é realizado. As considerações aqui desenvolvidas, tiveram como espaço particular de investigação o Campus Arapiraca da UFAL. O principal procedimento de estudo científico foi a pesquisa documental e a reflexão crítica a partir da discussão teórica. Os exemplos expostos, referentes ao processo de interiorização da UFAL, a partir de 2006, não permitem generalizações da realidade em todo Brasil, haja vista as particularidades regionais do Nordeste brasileiro e, nele, do estado de Alagoas, que configuram as condições peculiares de desenvolvimento social. Contudo, possibilitam compreender a que situações e circunstâncias se referem as interpretações teóricas apresentadas acerca dos problemas estudados. Os resultados apontados, portanto, não são conclusivos, porém, devem contribuir para a identificação da dinâmica e das tendências dos processos atuais de desvalorização, intensificação e precarização do trabalho docente, que se constituem como categorias determinantes da qualidade do ensino superior público, das produções científicas e intelectuais nas unidades interiorizadas e das tensões políticas em prol do desenvolvimento social.
Abstract: This work consists of the presentation of the development and results of the research carried out in the PhD process in the Graduate Program in Social Work, UERJ. The study presented here had the objective of working conditions and daily life of teachers in the context of the recent expansion of federal universities in Brazilian municipalities. The impasses and challenges for the fixation and qualification of the teaching staff in the localities of the installation of the internalized units and their implications on the quality of scientific and intellectual services and production were problematized in the context of the national and regional development projects for which the teachers are called to contribute to the achievement of the purported purpose of the university institution to act as a vector of state and regional development. The general objective of the research was to present and reflect on the object of study and the problem raised, being pointed out as central argument that the challenge of teaching work in university internalization transcends the limits of the academic institution and relates to the daily life of social life in localities where the work is done. The considerations developed here had as a particular research space the Campus Arapiraca of UFAL. The main procedure of scientific study was the documentary research and the critical reflection from the theoretical discussion. The above examples, referring to the internalization process of UFAL, as of 2006, do not allow generalizations of the reality in all Brazil, due to the regional peculiarities of the Nordeste of the Brazil and, in it, of the state of Alagoas, that configure the peculiar conditions of development Social. However, they make it possible to understand what situations and circumstances refer to the theoretical interpretations presented about the problems studied. The results pointed out, therefore, are not conclusive, however, they should contribute to the identification of the dynamics and tendencies of the current processes of devaluation, intensification and precarization of teaching work, which constitute the determinant categories of the quality of public higher education, scientific and intellectual in the internalized units and political tensions in favor of social development.
Este trabajo consiste en la exposición del desarrollo y resultados de la investigación realizada en el proceso de doctorado en el Programa de Postgrado en Servicio Social, de la UERJ. El estudio presentado presentó como objeto las condiciones de trabajo y de vida cotidiana de los trabajadores docentes en el contexto de la reciente expansión de las universidades federales brasileñas en municipios interiores. Se han cuestionado los impasses y desafíos para la fijación y calificación de los servidores docentes en las localidades de instalación de las unidades interiorizadas y sus implicaciones en la calidad de los servicios y de las producciones científicas e intelectuales en el contexto de los proyectos de desarrollo nacional y regional para los cuales los docentes son llamados a contribuir a la realización de la pretendida finalidad de la institución universitaria de actuar como vector de desarrollo estadual y regional. El objetivo general de la investigación fue presentar y reflexionar sobre el objeto de estudio y el problema planteado, siendo señalado como argumento central que el desafío del trabajo docente en la interiorización universitaria trasciende los límites de la institución académica y se relaciona con lo cotidiano de la vida social en las localidades donde el trabajo se realiza. Las consideraciones aquí desarrolladas, tuvieron como espacio particular de investigación el Campus Arapiraca de la UFAL. El principal procedimiento de estudio científico fue la investigación documental y la reflexión crítica a partir de la discusión teórica. Los ejemplos expuestos, referentes al proceso de interiorización de la UFAL, a partir de 2006, no permiten generalizaciones de la realidad en todo Brasil, teniendo en cuenta las particularidades regionales del Nordeste do Brasil y, en él, del estado de Alagoas, que configuran las condiciones peculiares de desarrollo social. Sin embargo, permiten comprender a qué situaciones y circunstancias se refieren las interpretaciones teóricas presentadas acerca de los problemas estudiados. Los resultados apuntados, por lo tanto, no son concluyentes, sin embargo, deben contribuir a la identificación de la dinámica y las tendencias de los procesos actuales de devaluación, intensificación y precarización del trabajo docente, que se constituyen como categorías determinantes de la calidad de la enseñanza superior pública, de las producciones científicas e intelectuales en las unidades interiorizadas y de las tensiones políticas en favor del desarrollo social.
Palavras-chave: Enseñanza superior
Universidades públicas
Interiorización
Trabajo
Vida cotidiana
Docencia
Higher education
Public universities
Interiorization
Work
Daily life
Teaching
Ensino superior
Universidades públicas
Interiorização
Trabalho
Vida cotidiana
Docência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: NASCIMENTO, Sueli Maria do. Docência no ensino superior público no Brasil: condições de trabalho e de vida na expansão das universidades federais para o interior. 2017. 263 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19671
Data de defesa: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Sueli Maria do Nascimento- 2017 - Completa.pdf3,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.