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Tipo do documento: Dissertação
Título: Oficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História dos povos Guarani
Autor: Silva, Rogério de Lima 
Primeiro orientador: Sousa, Francisco Gouvea de
Primeiro membro da banca: Paim, Elison Antonio
Segundo membro da banca: Araújo, Helena Maria Marques
Resumo: A escuta dos povos indígenas e assim sendo, sua história e cultura, através da música contribui para o Ensino de história por estimular a produção de oficinas pedagógicas no ambiente escolar com outras fontes possíveis - um contraponto da visão eurocêntrica da nossa História. Esta prática pedagógica teve como objetivo a busca por outros meios pedagógicos que pudessem colaborar com a lei 11.645/08 de forma a aproximar os discentes da história dos povos indígenas através da fala e produções dos mesmos. A partir da década de 1990 e de forma mais intensiva a partir da referida lei, houve uma preocupação em se pensar nas outras histórias constituintes da nossa memória. Como metodolodia apresentamos o Rap indígena e a possibilidade de se pensar a história dos povos Guarani assim como suas questões atuais para os anos finais do Ensino fundamental.A proposta parte de oficinas pedagógicas onde música e História se confudem com a nescessidade de uma escuta sensível, um exercício contínuo a ser posto em prática. É a fala do indígena que vem de encontro à nossa escuta, um exercício que é proposto ao longo dos capítulos. Partindo das oficinas propostas, é possível construir outros debates acerca de temas plausíves como questões sobre territorialidade, a busca por visibilidade, o combate ao silenciamento e a violência física e psicológica vivenciadas por esses povos. Como forma de materializar as oficinas, o produto construído apresenta uma síntese dos debates e produções onde o Rap indígena é o condutor metodológico.
Abstract: Listening to indigenous peoples and, therefore, their history and culture, through music contributes to the Teaching of History by stimulating the production of pedagogical workshops in the school environment with other possible sources - a counterpoint to the Eurocentric view of our History. This pedagogical practice aimed to search for other pedagogical means that could collaborate with Law 11.645/08 in order to bring students closer to the history of indigenous peoples through their speech and productions. From the 1990s and more intensively from the aforementioned law, there was a concern to think about the other constituent stories of our memory. As a methodology, we present indigenous Rap and the possibility of thinking about the history of the Guarani peoples, as well as their current issues for the final years of elementary school. an ongoing exercise to be put into practice. It is the speech of the indigenous that comes to our listening, an exercise that is proposed throughout the chapters. Starting from the proposed workshops, it is possible to build other debates on plausible themes such as questions about territoriality, the search for visibility, the fight against silencing and the physical and psychological violence experienced by these peoples. As a way of materializing the workshops, the constructed product presents a synthesis of the debates and productions where Indigenous Rap is the methodological driver.
Palavras-chave: Ensino de História
Produção e difusão de narrativas históricas
Cultura visual, mídias e linguagens
Povo guarani
Rap indígena
Descolonizar
History Teaching
Production and dissemination of historical narratives
Visual culture, media and languages
Guarani people
indigenous rap
Decolonize
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: SILVA, Rogério de Lima. Oficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História do povo Guarani. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19682
Data de defesa: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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