Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19682
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Oficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História dos povos Guarani |
Autor: | Silva, Rogério de Lima ![]() |
Primeiro orientador: | Sousa, Francisco Gouvea de |
Primeiro membro da banca: | Paim, Elison Antonio |
Segundo membro da banca: | Araújo, Helena Maria Marques |
Resumo: | A escuta dos povos indígenas e assim sendo, sua história e cultura, através da música contribui para o Ensino de história por estimular a produção de oficinas pedagógicas no ambiente escolar com outras fontes possíveis - um contraponto da visão eurocêntrica da nossa História. Esta prática pedagógica teve como objetivo a busca por outros meios pedagógicos que pudessem colaborar com a lei 11.645/08 de forma a aproximar os discentes da história dos povos indígenas através da fala e produções dos mesmos. A partir da década de 1990 e de forma mais intensiva a partir da referida lei, houve uma preocupação em se pensar nas outras histórias constituintes da nossa memória. Como metodolodia apresentamos o Rap indígena e a possibilidade de se pensar a história dos povos Guarani assim como suas questões atuais para os anos finais do Ensino fundamental.A proposta parte de oficinas pedagógicas onde música e História se confudem com a nescessidade de uma escuta sensível, um exercício contínuo a ser posto em prática. É a fala do indígena que vem de encontro à nossa escuta, um exercício que é proposto ao longo dos capítulos. Partindo das oficinas propostas, é possível construir outros debates acerca de temas plausíves como questões sobre territorialidade, a busca por visibilidade, o combate ao silenciamento e a violência física e psicológica vivenciadas por esses povos. Como forma de materializar as oficinas, o produto construído apresenta uma síntese dos debates e produções onde o Rap indígena é o condutor metodológico. |
Abstract: | Listening to indigenous peoples and, therefore, their history and culture, through music contributes to the Teaching of History by stimulating the production of pedagogical workshops in the school environment with other possible sources - a counterpoint to the Eurocentric view of our History. This pedagogical practice aimed to search for other pedagogical means that could collaborate with Law 11.645/08 in order to bring students closer to the history of indigenous peoples through their speech and productions. From the 1990s and more intensively from the aforementioned law, there was a concern to think about the other constituent stories of our memory. As a methodology, we present indigenous Rap and the possibility of thinking about the history of the Guarani peoples, as well as their current issues for the final years of elementary school. an ongoing exercise to be put into practice. It is the speech of the indigenous that comes to our listening, an exercise that is proposed throughout the chapters. Starting from the proposed workshops, it is possible to build other debates on plausible themes such as questions about territoriality, the search for visibility, the fight against silencing and the physical and psychological violence experienced by these peoples. As a way of materializing the workshops, the constructed product presents a synthesis of the debates and productions where Indigenous Rap is the methodological driver. |
Palavras-chave: | Ensino de História Produção e difusão de narrativas históricas Cultura visual, mídias e linguagens Povo guarani Rap indígena Descolonizar History Teaching Production and dissemination of historical narratives Visual culture, media and languages Guarani people indigenous rap Decolonize |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | SILVA, Rogério de Lima. Oficinas pedagógicas e experiências: contribuições do Rap para o ensino de História do povo Guarani. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19682 |
Data de defesa: | 8-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rogério de Lima Silva - 2022 - Completo.pdf | Documento principal | 5,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.