Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19684
Tipo do documento: Tese
Título: Enkrateia e Parrhesía na epistolografia ciceroniana: uma análise das cartas Ad Atticum, Ad Familiares e Ad Quintum Fratrem
Título(s) alternativo(s): Enkrateia and Parrhesia in Ciceronian epistolography: an analysis of the letters Ad Atticum, Ad Familiares and Ad Quintum Fratrem
Autor: Pinto, Jorge Henrique Nunes 
Primeiro orientador: Bruno, Mario
Primeiro membro da banca: Florêncio, Francisco de Assis
Segundo membro da banca: Lima, Fernanda Lemos de
Terceiro membro da banca: Maciel Junior, Auterives
Quarto membro da banca: Machado, Leonardo Maia Bastos
Resumo: Evidencia-se a necessidade de recair sobre o processo de construção de si contido nas Cartas de Cícero, objetivando de tal forma alcançar entendimentos acerca dos limites de Cícero-autor, Cícero-personagem e do Cícero idealizado pela própria natureza retórica e especialmente ornamentada de seu discurso. O interesse central da condução deste estudo consiste em promover uma análise sobre parte das cartas de Cícero sob a ótica dos entendimentos de Foucault acerca da parresía, buscando especialmente interrelacionar as cartas de forma que se coloquem como um exercício filosófico de autoelevação, autoanálise, busca de conhecimentos e engrandecimento. Coloca-se ainda como uma verdadeira prática de dizer a verdade e de buscar conselhos. Para o alcance de tais atribuições, recorrer-se-á metodologicamente à revisão bibliográfica para a promoção de um estudo exploratório e qualitativo, teórico e descritivo. Divide-se a presente tese em dois capítulos principais: o primeiro tratando das teorias foucaultianas e filosóficas em geral acerca da verdade e da parresía; o segundo tratando da literatura romana, do estilo ciceroniano e da análise das cartas
Abstract: It is evident the need to fall back on the process of self-construction contained in Ciceronian letters, in order to reach an understanding about the limits of Cicero-author, Cicero-character and Cicero idealized by the very rhetorical and especially ornamented nature of his speech. The central interest of this study is to promote an analysis of part of the letters considering the perspective of Foucault's understandings about parresia, particularly seeking to unify the letters in such a way that they become a philosophical exercise of self-effacement, self-analysis, search for knowledge and still stand as a true practice of telling the truth and seeking advice. To reach such intentions, a bibliographic review will be used methodologically to promote an exploratory, theoretical, descriptive and qualitative study. The present thesis is organized in two main chapters: the first one about Foucaultian theories and thoughts on truth and parrhesia; the second one on roman literature and Ciceronian style and finally an analysis of the letters.
Palavras-chave: Letters
Parrhesia
Autoelevation
Cícero
Cartas
Foucault
Parresía.
Autoelevação
Cícero, Marco Túlio, 106-43 A.C. – Crítica e intepretação
Cartas latinas – História e crítica
Literatura e filosofia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PINTO, Jorge Henrique Nunes. Enkrateia e Parrhesía na epistolografia ciceroniana: uma análise das cartas Ad Atticum, Ad Familiares e Ad Quintum Fratrem. 2018. 161 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19684
Data de defesa: 24-Set-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Jorge Henrique Nunes Pinto - 2018 - Completa.pdf1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.