Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19691
Tipo do documento: Tese
Título: Tempos que duram, lutas que não acabam: o cotidiano de Leonor e sua ética de combate
Título(s) alternativo(s): Times that last, fights that never end: Leonor’s quotidian and her ethics of combat
Autor: Robottom, Camila Pierobon Moreira 
Primeiro orientador: Birman, Patrícia
Primeiro membro da banca: Sarti, Cyntia Andersen
Segundo membro da banca: Vianna, Adriana de Resende Barreto
Terceiro membro da banca: Machado, Carly Barbosa
Quarto membro da banca: Leite, Márcia Pereira
Resumo: Nesta tese descrevo o cotidiano de Leonor a partir da relação de amizade que estabelecemos durante a pesquisa. Moradora de uma ocupação popular no centro da cidade do Rio de Janeiro, Leonor me apresentou diversos problemas que alargam o campo de entendimento da pobreza, precariedade e violências. A tese é dividida em três partes. Na primeira, privilegio as memórias de dor e de sofrimento que habitam a vida diária de Leonor através de complexas tramas que fazem do passado experiência embebida no presente. Num segundo momento, trabalho as éticas do cuidado desenvolvidas por Leonor para cuidar de sua mãe idosa e doente bem como a duração e os efeitos dessa tarefa em seu corpo e subjetividade. Descrevo a ética do cuidado em relação à moradia precária, ao território dominado por grupos masculinos armados e às instituições de saúde. As duas primeiras partes da tese têm como fio condutor as complexas relações familiares que tecem a vida diária de Leonor. Na terceira parte, faço uma discussão sobre a precariedade infraestrutural da moradia, no qual o acesso a água potável e à rede de energia elétrica não estão garantidos, ao contrário. Água e energia elétrica são analisadas em meio a um emaranhado de relações conflituosas que envolvem vizinhos, agentes do estado, de movimentos sociais e do tráfico de drogas. Por fim, analiso uma promessa estatal de reforma da ocupação bem como a suspensão do projeto e o efeito na no cotidiano dos moradores do prédio. Essa tese é uma tentativa de descrever os significados de ser mulher e viver a vida em exceção ordinária em uma metrópole como o Rio de Janeiro.
Abstract: In this thesis, I describe the quotidian of Leonor, departing from the friendship we developed during the research. Living in a popular occupation in Rio de Janeiro city centre, Leonor showed me several problems that enlarge the field of understanding poverty, precarity and violences. The thesis is divided in three parts. In the first, I privileged the memories of pain and suffering that inhabit Leonor’s ordinary life through complex wefts that make past experiences embedded in the present. In the second, I work the ethics of care developed by Leonor to take care of her aged and ill mother, as well as the duration and the effects of this task in her body and subjectivity. I describe the ethics of “taking care” in relation with a set of issues: the precarity of housing; the territory dominated by drug traffickers; and the health institutions. These two first parts have the complex family relations as conducting wire. In the third part, I discuss the infrastructural precarity of housing, in which the access to drinkable water and electrical network are not granted. In middle of a tangle of conflictuous relationship, involving neighbours, traffickers, State agents, I analyse a promise from the State to refurbish the occupied building, as well as the suspension of the project. This thesis tries to describe the meanings of being a woman living her life in ordinary exception.
Palavras-chave: Everyday life
Ordinary exception
Precariousnes
Family relationships
Violence
Vida cotidiana
Exceção ordinária
Precariedade
Relações familiares
Violências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: PIEROBON, Camila. Tempos que duram, lutas que não acabam: o cotidiano de Leonor e sua ética de combate. 2018. 324 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19691
Data de defesa: 2-Mar-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Camila Pierobon Moreira Robottom - 2018 - Completa.pdf1,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.