Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19699
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação empreendedora e inovação nos cursos de graduação em Ciências Contábeis
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurial education and innovation in undergraduate degree in Accounting
Autor: Campos, Raquel Barreto Barboza 
Primeiro orientador: Silva, Branca Regina Cantisano dos Santos e
Primeiro coorientador: Tractenberg, Leonel Estevão Finkelsteinas
Primeiro membro da banca: Coelho, Claudio Ulysses Ferreira
Segundo membro da banca: Teixeira, Clarissa Stefani
Terceiro membro da banca: Pereira, Eliane Ribeiro
Resumo: As Instituições de Ensino Superior terão o desafio de preparar os alunos para alcançar as competências e habilidades necessárias para seu desenvolvimento profissional frente às mudanças provocadas pela inovação tecnológica. Para isso, será desejável que esses alunos vivenciem a educação empreendedora e inovação por meio do ensino, pesquisa e extensão. A partir disso surge a questão: os cursos de ciências contábeis estão oferecendo aprendizado em educação empreendedora e inovação nas atividades curriculares e extracurriculares? O objetivo deste trabalho é analisar como os temas da educação empreendedora e da inovação são abordados nas atividades curriculares e extracurriculares dos cursos de ciências contábeis de universidades públicas brasileiras com alto potencial de inovação no país. Foi realizada uma análise qualitativa a partir dos currículos, dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de ciências contábeis e das entrevistas com professores, coordenadores e alunos do curso de ciências contábeis que participam de atividades acadêmicas como empresa júnior, incubadora e grupo de pesquisa. Os cursos de ciências contábeis das universidades públicas foram selecionados a partir do Produto Interno Bruto (PIB), do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), do Índice Geral de Cursos (IGC) e dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC). Chegou-se à conclusão que os cursos de graduação em ciências contábeis não abordam educação empreendedora e inovação de forma abrangente e transversal ao currículo, conforme as teorias de Lopes (2017) e Neck, Greene e Brush (2014). Alguns cursos oferecem atividades de extensão voltados à educação empreendedora e inovação, mas, na perspectiva dos alunos, todos expressaram que sentem falta dessa abordagem nas disciplinas que envolvem contabilidade A maioria dos currículos foram atualizados nos últimos dois anos, mas percebe-se que ainda não há uma preocupação em abordar a educação empreendedora e inovação no curso de ciências contábeis. Quando questionados, alguns coordenadores reconhecem a importância da educação empreendedora e inovação para a contabilidade, enquanto outros afirmam que este tipo de abordagem é voltado para cursos de administração e não de contabilidade.
Abstract: Higher Education Institutions will have the challenge of preparing students to achieve the competencies and skills necessary for their professional development in the face of changes brought about by technological innovation. For this, it will be desirable that these students experience entrepreneurial education and innovation through teaching, research and extension. The question then arises: are accounting courses offering learning in entrepreneurial education and innovation in curricular and extracurricular activities? The objective of this work is to analyze how the themes of entrepreneurial education and innovation are addressed in the curricular and extracurricular activities of accounting courses at Brazilian public universities with high potential for innovation in the country. A qualitative analysis was carried out from the curricula, the Pedagogical Projects of the Course (PPC) of accounting sciences and the interviews with teachers, coordinators and students of the accounting course who participate in academic activities as a junior company, incubator and research group. Accounting’s courses at public universities were selected from the Gross Domestic Product (GDP), the Municipal Human Development Index (MHDI), the General Course Index (IGC) and the Preliminary Course Concepts (CPC). It was concluded that undergraduate courses in accounting sciences do not address entrepreneurial education and innovation in a comprehensive and transversal way, according to the theories of Lopes (2017) and Neck, Greene and Brush (2014). Some courses offer extension activities aimed at entrepreneurial education and innovation, but, from the students' perspective, all expressed that they miss this approach in the disciplines that involve accounting. Most curricula have been released in the last two years, but it is clear that they have not yet there is a concern in addressing entrepreneurial education and innovation in accounting’s course. When questioned, some coordinators recognize the importance of entrepreneurial education and innovation for accounting, while others claim that this type of approach is geared towards administration courses and not accounting.
Palavras-chave: Entrepreneurial Education
Innovation
Curriculum
Teaching
Accounting
Educação empreendedora
Inovação
Currículo
Ensino
Contabilidade
Estudo e Ensino (Superior)
Ensino superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: CAMPOS, Raquel Barreto Barboza. Educação empreendedora e inovação nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19699
Data de defesa: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Raquel Barreto Barboza Campos - 2020 - completa.pdf2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.