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Tipo do documento: Tese
Título: O simulacro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC - no contexto do capitalismo híper-tardio do semiárido alagoano – 2011/2015
Título(s) alternativo(s): The simulacrus of the Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – in the context of semiarid hypertardial capitalismo of the Alagoas – 2011/2015
Autor: Lima, Marcos Ricardo de 
Primeiro orientador: Freire, Silene de Moraes
Primeiro membro da banca: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Segundo membro da banca: Lessa, Simone Eliza do Carmo
Terceiro membro da banca: Murad, Larissa Costa
Quarto membro da banca: Leite, Janete Luzia
Resumo: A presente tese é produto do nosso interesse em pesquisar a formação profissional de nível técnico no Brasil contemporâneo. Para nossa pesquisa, especificamente na modalidade da educação profissional faremos um recorte no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC e sua conformação no semiárido alagoano. Portanto o presente estudo possui duas preocupações centrais: primeiro o modo como se deu e se desenvolveu a formação técnica no Brasil, com o recorte nos governos Dilma Rousseff. Importante frisar que, até então, o Partido dos Trabalhadores, possuía, ao longo de sua história, um acúmulo crítico da formação aligeirada e precarizada e traziam uma proposta de transformação, através do Estado, de mudanças na qualidade e ampliação do ensino técnico. Buscamos assim compreender porque os governos do PT, não apenas não conseguiram ultrapassar os limites do projeto neoliberal para a educação, como estreitaram as relações dessa formação com a reprodução de relações sociais de dependência, conformaram uma formação sem rupturas, esse aspecto é muito nítido na nossa investigação através dos estudos sobre o Pronatec. Nossa segunda preocupação é compreender como um projeto de formação profissional, como o Pronatec, se objetivou numa região como o semiárido alagoano, principalmente considerando essa região como uma singularidade dentro da particularidade da formação social tardia de Alagoas. Isto posto, apresentamos os estudos sobre o Pronatec como um recorte que faz parte de uma totalidade, mas que nas particularidades do desenvolvimento capitalista no Brasil, se realiza de forma concreta dentro das singularidades das diversas regiões, especialmente no semiárido do Nordeste brasileiro e alagoano.
Abstract: This thesis is product of our interest to research the professional education at technical level in Contemporary Brazil. This research is focused specifically in the modality of professional education, through the frame of the Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC and its conformation in the semi arid region of Alagoas. This study has two central preoccupations: firstly the way how technical education was established and developed in Brazil, conceived during Dilma Rousseff’s administration. It’s important to highlight that up to this period, the Partido dos Trabalhadores had built throughout its history a critical theoretical accumulation on the precarious and fastened teaching and brought a proposal for transformation on quality and expansion of technical teaching by the State action. We search thus to comprehend why PT’s government not only did not succeed to surpass the limits of neoliberal project towards education but straightened the relations between this education format with the reproduction of dependent social relations: built an education with ruptures, this aspect is very clear in our investigation through the studies on PRONATEC. Our second preoccupation is to comprehend how a project of professional teaching, such as PRONATEC, was based on a region as semi arid of Alagoas, considering most of all this region as a singularity within the particularity of late social formation of Alagoas. That said, we present the studies on PRONATEC as a clipping which is part of a totality that inside the particularities of capitalist development in Brazil take place concretely within the singularities of the different regions especially in the semi-arid of Brazilian Northeast and of Alagoas.
Palavras-chave: Semi arid
Late formation
Professional education
Technical education
Pronatec
Semiárido
Formação tardia
Educação profissional
Ensino técnico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: LIMA, Marcos Ricardo. O simulacro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – no contexto do capitalismo híper-tardio do semiárido alagoano – 2011/2015. 2017. 281 p. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Faculdade de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19700
Data de defesa: 9-Out-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Serviço Social

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