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Tipo do documento: Dissertação
Título: Como quem carrega água nas bochechas: participação e infância em uma escola pública de Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Participation and childhood in a public school of early Childhood Education
Autor: Santos, Aline Buy dos 
Primeiro orientador: Gomes, Lisandra Ogg
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Segundo membro da banca: Ferreira, Maria Manuela Martinho
Resumo: A pesquisa que aqui se apresenta nasce de questionamentos realizados ao longo de uma trajetória profissional e acadêmica sobre questões que permeiam o cotidiano de crianças e da escola. Sendo assim, essa investigação toma como temas crianças, participação e escola de educação infantil. Como principal problema, busca-se compreender o modo como um grupo de crianças entende sua participação no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II. Para análise e compreensão do tema e problema, foi construída uma metodologia analítica e interpretativa, ampliada no decurso da investigação e que contou com diferentes técnicas: conversas com um grupo de crianças, matriculadas nos anos de 2018 e 2019, e agora com idades entre 6 e 8 anos, trocas de mensagens com professoras e famílias, análise de documentos legais, pedagógicos e também de registros profissionais, bem como o resgate de memórias de adultos e crianças participantes da instituição naquele período. Essa escolha se deve ao fato das atividades presenciais da instituição terem sido suspensas nos dois primeiros anos da pandemia do novo coronavírus. Como fundamentação teórica parte-se de Walter Benjamin em correlação com autores do campo dos estudos da infância. Com base nesses autores e na metodologia, considera-se como principal resultado que, para além dos espaços de participação firmados no Projeto Político Pedagógico do CREIR, as crianças são sujeitos políticos o tempo inteiro ao confrontarem o cotidiano com suas diferentes estratégias de linguagens e práticas, compartilhando sentido sobre tudo e impondo rupturas quando o curso da história única as ameaça.
Abstract: The research presented here arises from questions raised along a professional and academic trajectory about issues that permeate the daily lives of children and school. Therefore, this research takes as themes children, participation, and school of early childhood education. As a main problem, it seeks to explain how a group of children understand their participation in the Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II. To analyze and understand the theme and problem, an analytical and interpretative methodology was built, expanded in the course of the research and that relied on different techniques: conversations with a group of children, who were registered in the years 2018 and 2019 and now aged between 6 and 8 years, message exchanges with teachers and families, analysis of legal and pedagogical documents and also of professional records, as well as the rescue of memories of adults and children participating in the institution in that period.This choice is due to the fact that the present activities of the institution were suspended during the first two years of the new coronavirus pandemic. As a theoretical foundation, we started with Walter Benjamin in correlation with authors from the field of childhood studies. Based on these authors and methodology, the following main results are considered that, in addition to the spaces of participation established in the Political Pedagogical Project of CREIR, children are political subjects all the time when confronting daily life with their different strategies of languages and practices, sharing meaning about everything. Imposing ruptures when the course of unique history threatens them.
Palavras-chave: Children
Participation
Early childhood education
Crianças
Participação
Educação infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Aline Buy dos. Como quem carrega água nas bochechas: participação e infância em uma escola pública de Educação Infantil. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19705
Data de defesa: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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