Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19706
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem significativa e transdisciplinaridade no ensino fundamental – educação, trabalho e empreendedorismo |
Título(s) alternativo(s): | Meaningful learning and transdisciplinarity in elementary education - education, work and entrepreneurship. |
Autor: | Mello, Monica de Oliveira Silva de ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Esequiel Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Andrea da Silva Marques |
Segundo membro da banca: | Lima, Alvaro Jose Rodrigues de |
Resumo: | A pesquisa fundamentou-se na aprendizagem significativa e investigou as relações com o saber nos processos de ensino-aprendizagem sob a perspectiva transdisciplinar, com enfoque na educação, trabalho e empreendedorismo na fase final do Ensino Fundamental II. Desse modo, averiguou como os alunos dos 9º anos do Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon em Penedo se prepararam para o mundo do trabalho, a partir de um projeto de ensino voltado ao empreendedorismo. A pesquisa nomeou dados estatísticos escolares; avaliou o fazer refletido, desenvolveu o currículo a partir da realidade do aluno; oportunizou práticas pedagógicas transdisciplinares, pois às articulou à formação humana crítica ao ligar teoria e prática. A aprendizagem entre pares se deu na mediação do professor, em atividades onde o aluno fez escolhas e protagonizou descobertas por pesquisa. O aluno buscou a resolução de problemas, orientou-se por roteiros e discutiu as etapas de aprendizagem. Os estudantes identificaram várias profissões por meio de pesquisas, visitas técnicas e oficinas na Semana das Profissões. A fundamentação teórica abordou autores como Ausubel (1980), Castells (1999) e Moran (2013), que sustentaram a investigação. A metodologia da observação participante acentuou a perspectiva quali-quantitativa no cotidiano, assim foram compreendidos os diferentes sentidos que emergiram da participação discente. Os resultados obtidos após o desenvolvimento do projeto e uso do produto app Minha Escolha, corroborou para os alunos empreenderem seu projeto de vida, pequenos negócios e articularem a prática ao conhecimento científico numa possível escolha profissional. A orientação sobre as possibilidades de formação, empreendedorismo e trabalho, favoreceu maior autonomia em escolhas futuras. Os dados coletados sinalizaram impactos positivos após a participação no projeto e interação com o produto. Na avaliação e análise dos resultados verificamos que cresceu o interesse discente, a reprovação e a evasão diminuiu ao final do 9º ano. |
Abstract: | The research was based on meaningful learning and investigated the relationships with knowledge in the teaching-learning processes from a transdisciplinary perspective, with a focus on education, work and entrepreneurship in the final phase of Elementary School II. In this way, he investigated how the students of the 9th years of the Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon in Penedo prepared for the world of work, from a teaching project aimed at entrepreneurship. The survey named school statistical data; assessed reflected doing, developed the curriculum based on the student's reality; it provided opportunities for transdisciplinary pedagogical practices, as it linked them to critical human training by linking theory and practice. Peer learning took place in the mediation of the teacher, in activities where the student made choices and made discoveries through research. The student sought to solve problems, was guided by scripts and discussed the stages of learning. The students identified various professions through surveys, technical visits and workshops in the ―Week of Professions‖. The theoretical basis addressed authors such as Ausubel (1980), Castells (1999) and Moran (2013), who supported the investigation. The participant-observation methodology emphasized the qualitative and quantitative perspective in everyday life, thus understanding the different meanings that emerged from student participation. The results obtained after the development of the project and use of the app products Minha Escolha, corroborated for the students to undertake their life project, small businesses and to articulate the practice with scientific knowledge in a possible professional choice. Guidance on the possibilities of training, entrepreneurship and work favored greater autonomy in future choices. The data collected signaled positive impacts after participating in the project and interacting with the product. In the evaluation and analysis of the results, we verified that the student interest increased, the disapproved and the dropout dropped at the end of the 9th year. |
Palavras-chave: | Meaningful Learning Transdisciplinarity Teaching Projects Aprendizagem significativa Transdisciplinaridade Projetos de Ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | MELLO, Mônica de Oliveira Silva de. Aprendizagem significativa e transdisciplinaridade no ensino fundamental – educação, trabalho e empreendedorismo. 2020. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica) – Instituto de aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19706 |
Data de defesa: | 4-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Monica de Oliveira Silva de Mello - 2020 - Completa.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.