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Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetização de crianças com autismo e a comunicação aumentativa e alternativa: uma revisão sistemática da literatura
Título(s) alternativo(s): Literacy of children with autism and augmentative and alternative communication: a systematic literature review
Autor: Guedes, Luciana de Almeida 
Primeiro orientador: Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Schirmer, Carolina Rizzotto
Segundo membro da banca: Rocha, Maíra Gomes de Souza da
Resumo: A alfabetização de crianças com autismo e necessidades complexas de comunicação constitui o objeto desta dissertação. Na presente pesquisa pretendi conhecer sobre o que a literatura científica tem abordado sobre os efeitos do uso dos sistemas de CAA no processo de alfabetização para crianças com autismo e necessidades complexas de comunicação (NCC), na faixa etária de seis a dez anos. A metodologia adotada foi uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e buscou fontes primárias no período de 2010 a 2021 sobre processos de alfabetização para a população citada. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases ERIC, Google Scholar, Web of Science e Scopus. A pesquisa se baseou nas orientações do protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) que são uma lista mínima de itens baseada em evidências para relato em revisões sistemáticas. Foram encontrados 448 artigos nas respectivas bases, com 86 trabalhos duplicados e seis estudos incluídos na revisão. Os estudos incluídos são duas teses, duas dissertações e dois artigos. A RSL identificou estudos de design experimental de intrassujeito de base múltipla e múltiplas sondagens, envolvendo 11 indivíduos com autismo e NCC. As abordagens metodológicas de alfabetização encontradas foram a fonológica e de palavra à vista. Os sistemas de CAA que foram utilizados no processo de alfabetização encontrados na revisão foram CAA com e sem auxílio, mas todos os estudos apresentaram uma CAA de alta tecnologia, que foi algum dispositivo gerador de fala (DGF). Os resultados indicaram melhoria no aprendizado de alfabetização para todos os participantes e mostraram a importância da CAA nesse processo para as crianças com autismo e NCC, exceto para um estudo. Os estudos indicam que a CAA é essencial no processo de alfabetização para crianças com autismo e com NCC.
Abstract: The literacy of children with autism and complex communication needs is the subject of this dissertation. In this research, the aim was to learn about what the scientific literature has addressed regarding the effects of the use of AAC systems on the literacy process for children with autism and complex communication needs (CCN), aged six to ten. The adopted methodology was a Systematic Literature Review (SLR) and sought primary sources from the period 2010 to 2021 on literacy processes for the population mentioned. The bibliographic research was carried out on the ERIC, Google Scholar, Web of Science, and Scopus databases. The research was based on the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) protocol guidelines, which are a minimum evidence-based checklist for reporting systematic reviews. 448 articles were found in the respective databases, with 86 duplicate works and six studies included in the review. The included studies are two theses, two dissertations, and two articles. The SLR identified experimental intra-subject multiple baseline and multiple-probe design studies involving 11 individuals with autism and CCN. The found literacy methodologies were phonological and sight word. The AAC systems used in the literacy process found in the review were AAC with and without assistance, but all studies presented a high-tech AAC, which was some sort of speech-generating device (SGD). The results indicated improvement in literacy learning for all participants and showed the importance of AAC in this process for children with autism and CCN, except for one study. The studies indicate that AAC is essential in the literacy process for children with autism and CCN.
Palavras-chave: Autism
Augmentative and alternative communication
Systematic review of literature
Literacy
Autismo
Comunicação aumentativa e alternativa
Revisão sistemática da literatura
Alfabetização
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GUEDES, Luciana de Almeida. Alfabetização de crianças com autismo e a comunicação aumentativa e alternativa: uma revisão sistemática da literatura. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19715
Data de defesa: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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