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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19718
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ofensiva ideopedagógica dos institutos empresariais no Brasil: uma análise a partir da realidade cearense |
Título(s) alternativo(s): | Ideal-pedagogical offensive of business institutes in Brazil: an analysis from the reality of Ceará |
Autor: | Silva, Pedro Claesen Dutra ![]() |
Primeiro orientador: | Frigotto, Gaudêncio |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Marise Nogueira |
Segundo membro da banca: | Martinis, Pablo |
Terceiro membro da banca: | Bezerra, José Eudes Baima |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Thiago Chagas |
Resumo: | Nessa pesquisa analisamos a atuação do empresariado brasileiro no direcionamento dos rumos da educação pública na atual quadra histórica. Avaliamos que importantes frações da burguesia, organizadas no Movimento Todos Pela Educação (TPE), promoveram um salto de qualidade na difusão dos interesses das classes dominantes no interior das políticas educacionais, a partir do que nomeamos de ofensiva ideopedagógica. Como parte de um contexto global marcado pelo avanço de reformas empresariais da educação, vários institutos privados e entidades do terceiro setor têm se esforçado no processo de materialização de uma agenda para a educação pautada pelos princípios da responsabilização, gestão por resultados, padronização e parcerias público-privadas. No Ceará, os Institutos Unibanco, Ayrton Senna e Aliança, através dos projetos Jovem de Futuro, Professor Diretor de Turma e do Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS), respectivamente, atingem milhares de jovens e centenas de professores cotidianamente, dando concretude a uma reforma empresarial branda, contribuindo para alçar o estado no cenário nacional como um modelo educacional de sucesso a ser seguido. Diante desse cenário, a hegemonia burguesa na educação torna-se mais sofisticada, lançando, consequentemente, novos desafios para aqueles que se propõem a construir um projeto educacional vinculado aos interesses da classe trabalhadora. |
Abstract: | In this research, we analyze the performance of the Brazilian business community in the dispute over directions of public education in the current historical period. We assess that important fractions of the bourgeoisie, organized in the Todos Pela Educação Movement (TPE), promoted a jump in quality in the dissemination of the interests of the dominant classes within educational policies, based on what we call the ideo-pedagogical offensive. As part of a global context marked by the advancement of business reforms in education, several private institutes and third sector entities have been engaged in the process of materializing an agenda for education guided by the principles of responsibility, management by results, standardization and public partnerships -private. In Ceará, the Unibanco, Ayrton Senna and Aliança Institutes, through the Jovem de Futuro, Professor Diretor de Turma and the Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS) projects, respectively, reach thousands of young people and hundreds of teachers on a daily basis, giving carry out a corporate brand reform, eager to raise the state on the national scene as a successful educational model to be followed. Given this scenario, the bourgeois hegemony in education becomes more sophisticated, consequently launching new challenges for those who intend to build an educational project linked to the interests of the working class. |
Palavras-chave: | Hegemony Education Business institutes Ideo-pedagogical offensive Hegemonia Educação Institutos empresariais Ofensiva ideopedagógica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | SILVA, Pedro Claesen Dutra. Ofensiva ideopedagógica dos institutos empresariais no Brasil: uma análise a partir da realidade cearense. 2023. 138 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19718 |
Data de defesa: | 30-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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