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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19722
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Como estão sobrevivendo os pequenos prematuros: um olhar sobre a população do Instituto Fernandes Figueira |
Autor: | Meió, Maria Dalva Barbosa Baker ![]() |
Primeiro orientador: | Lopes, Claudia de Souza |
Primeiro membro da banca: | Sichieri, Rosely |
Segundo membro da banca: | Mendonça, Gulnar de Azevedo |
Terceiro membro da banca: | Lopes, José Maria de Andrade |
Resumo: | A maior sobrevida alcançada pelos recém-nascidos prematuros, em decorrência dos melhores cuidados perinatais, fez com que o interesse dos pesquisadores se voltasse para a evolução futura destas crianças que recebem alta das unidades neonatais, São descritas anormalidades do seu desenvolvimento, tanto neuromotor quanto cognitivo. :-;o nosso meio. existem poucos estudos sobre a evolução dos prematuros de muito baixo peso ao nascer e nenhum relato sobre o desenvolvimento cognitivo e as áreas mais comprometidas nestas crianças. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento cognitivo na idade pré-escolar de um grupo de recém-nascidos prematuros de muito baixo peso ao nascer, verificando quais as áreas que apresentavam maior comprometimento e se haviam fatores neonatais que fossem preditivos para as anormalidades encontradas. Foi realizado um estudo prognóstico envolvendo uma coorte de prematuros nascida entre janeiro/!991 e setembro/!993. Uma equipe de psicólogas aplicou o Teste WPPSI R nas crianças entre as idades de 4 anos e 5 anos e 11 meses. Este trabalho foi desenvolvido no Departamento de Neonatologia do Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Um estudo de confiabilidade inter-observador entre as psicólogas da equipe foi realizado no inicio da pesquisa, sendo constatado uma excelente concordância entre elas, com coeficientes de correlação intra-classe de 0.82 para o escore total, de 0,89 para o escore verbal e de 0,91 para o escore executivo. A média do escore total do Teste WPPSI-R encontrada nas 79 crianças estudadas foi inferior aos relatos da literatura. Em 77,2% das crianças o escore total estava inferior a 85 (1 DP abaixo da média) e em 32,9% inferior a 70 (2 DP abaixo da média) Os sub testes que mostraram pior resultado correspondem às funções de coordenação viso motora, percepção e organização perceptiva. orientação espacial, cálculo. capacidade de planejamento. memória remota. Estes resultados são concordantes com os relatos da literatura. Nenhum fator neonatal foi considerado adequado para predizer anormalidade cognitiva (1 DP da média) para o escore total do Teste WPPSI-R Em relação ao escore executivo a sepse neonatal foi o único fator que apresentou associação com a presença de escore anormal. O fato de ter nascido pequeno para idade gestacional foi fator de predição para o escore verbal anorrnal. Os fatores neonatais (USTF anormal, PIG) só foram significativos para predizer escores totais abaixo de 70 (2 Df' da média). juntamente com sexo masculino. As médias dos escores (total, executivo e verbal) do grupo de comparação utilizado estavam no limite inferior da normalidade. A comparação dos resultados obtidos nas crianças nascidas prematuras com aqueles das crianças da escola da favela da Rocinha mostra um diferença bastante evidente em relação aos dois grupos. com as crianças do grupo de comparação apresentando melhor desempenho. Resuitados mostram a importâncía de se realizar o acompanhamento dos recém nascidos prematuros por longo tempo. para identificar aquelas crianças que se beneficiariam de orientação em relação à estimulação cognitiva ou mesmo de intervenção por especialistas. |
Abstract: | The increasing survival of prernature newboms, following the better perinatal care. tumed the interest of the researchers towards the outcorne of these children, who are being discharged frorn the neonatal units. Neuro-motor and cognítive developrnent abnorrnalities are reported ln our country there are few studies on the outcorne of verv lo\\ birth weight prematures and no report of their cognitive developrnent and the most affected areas The objecríve of this study was to evaluate the cognitive developrnent of a group ofvery-low-birthweight premature newboms at pre-school age. verifying the most affected areas and íf there were neonatal predictors for the abnorrnalities found. A prognostic study was carried out and a cohort of prematures bom between january/1991 and september/1993 was enrolled in this research. A team of psychologists applied the \\'PPSI-R Scale to the children between 4 vears and 5 years 11 months. This research was accomplished in the Department of Neonatology of the lnstitute Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro An inter-obser,er reliability study carried out at the beginning of this research showed an excelent inter-rater agreernent between the psychologists of the team, with an íntraclass correlation coefficíent of 0,82 for fui! score. 0,89 for verbal score and 0,91 for performance score. The 79 stud\· chíldren had a mean fui! score in the WPPSI-R Test below those reported in litterature. ln i7.2º-o ofthe children the full score was below 85 (J SD from the mean) and in 32,9°ó ir was below 70 (2 SD from the mean) Tne sub-tests with the worst results were those correspondent to viso-motor coordenation. perception and perceptive organization. spacial onentation. arythmetics. planning capacity, rernote mernory. These results are in agreement with the repons oflitterature. No neonatal factor was predictive of an abnormal fui! score in the WPPSI-R Test (1 SD from the mean). Neonatal sepsis was the unique predictor of abnormal performance score and small for gestational age was predictor for abnormal \·erbal score. The neonatal factors (abnormal cerebral l'S. SGA) were predictive offull scores below 70 (2 SD from the mean), as well as male sex. The comparison group had scores'means (fui!, performance and \erbal) at the inferior limit of normalin·. Comparing the results obtained bv the prematures with those of the childrens of the Rocinha slum. there was a striking difference between the two groups. with better performance of the childrens of the comparison group These results stress the importance of following premature newbom for long períods, to identify those children who would benefit of cognitive stimulatíon or even of an intervention by specialists |
Palavras-chave: | Cognição nas crianças Recém-nascidos Prematuros Cognition in children Newborns Premature |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | MEIÓ, Maria Dalva Barbosa Baker. Como estão sobrevivendo os pequenos prematuros: um olhar sobre a população do Instituto Fernandes Figueira. 1999. 118 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19722 |
Data de defesa: | 24-Mai-1999 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Saúde Coletiva |
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Dissertação - Maria Dalva Barbosa Meió - 1999 - Completa.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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