Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19738
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação docente para mediação pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training for pedagogical mediation |
Autor: | Pincos, Priscila dos Santos Rodrigues Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da |
Primeiro membro da banca: | Vianna, Márcia Marin |
Segundo membro da banca: | Baião, Jonê Carla |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a apresentar o Curso de Extensão: "Mediação pedagógica para acompanhamento de estudantes com autismo e deficiência intelectual na perspectiva do ensino colaborativo" oferecido pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, tendo como público alvo professores. Com a finalidade de descrever o processo de formação continuada de professores em mediação pedagógica no referido curso de extensão e papel do curso na formação dos cursistas; Registrar como o curso abordou a mediação pedagógica e produzir um recurso audiovisual a fim de divulgar a formação de professores para realizar a mediação. Além das análises dos encontros presenciais do curso, do Ambiente Virtual de Aprendizagem e dos encontros de prática, os participantes responderam a questionários avaliativos quanto à metodologia e conhecimento abordado, durante e após o curso. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de uma formação docente que contribua para a inclusão em sala de aula e que dialogue com as vivências do professor. |
Abstract: | This research aims to analyze the Extension Course: "Pedagogical mediation to accompany students with autism and intellectual disability from the perspective of collaborative teaching" offered by the Fernando Rodrigues da Silveira Application Institute, targeting teachers. With the purpose of investigating the process of continuing formation of teachers in pedagogical mediation in the referred extension course and role of the course in the formation of the students; Analyze how the course approached pedagogical mediation and produce an audiovisual resource in order to propagate teacher training to perform mediation. In addition to the analysis of the face-to-face meetings of the course, the Virtual Learning Environment and practice meetings, participants answered evaluative questionnaires regarding the methodology and knowledge addressed during and after the course. The results showed the need for a teacher education that contributes to the inclusion in the classroom and that dialogues with the teacher's experiences. |
Palavras-chave: | Inclusion Pedagogical Mediation Teacher Inclusão Mediação Pedagógica Docente |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | PINCOS, Priscila S.R.S. Formação docente para mediação pedagógica. 2019. 98 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19738 |
Data de defesa: | 26-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Priscila dos Santos Rodrigues Silva Pincos - 2019 - Completa .pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.