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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19739
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A introdução de jogos didáticos matemáticos no nono ano do ensino fundamental como resposta às dificuldades de aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | The introduction of mathematical didactic games in the ninth grade of elementary school as a response to learning difficulties |
Autor: | Nunes, Vicente de Paula Soares ![]() |
Primeiro orientador: | Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia |
Primeiro membro da banca: | Santos, Maria Cristina Ferreira dos |
Segundo membro da banca: | Porto, Claudio Maia |
Resumo: | A proposta desse trabalho consiste em investigar se a inserção de atividades lúdicas, mais especificamente jogos didáticos, são capazes de minimizar as dificuldades de aprendizagem de determinados conteúdos abordados na disciplina de Matemática para o nono ano de escolaridade. Tanto a experiência docente como as pesquisas da área revelam que são diversos os fatores que podem acarretar as dificuldades mencionadas. Tais fatores vão desde a transição do primeiro para o segundo segmento do Ensino Fundamental, onde os estudantes passam a ter contato com diversos professores e a escola deixa de ser tão acolhedora, dificuldade que se perpetua para as séries seguintes, até experiências traumáticas retidas, vivenciadas em contextos diversos. Para embasar a pesquisa realizada foram utilizados os pressupostos teóricos de Ausubel, acerca da Aprendizagem Significativa, de Vygotsky, sobre o Sociointeracionismo, de Paulo Freire, sobre Tema e Palavra Geradora, e o conceito de Ludicidade, tratado por Kishimoto. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação, onde foram realizadas entrevistas e elaborados e aplicados questionários. Tais ferramentas nos permitiram obter os conteúdos de maior dificuldade para os estudantes e, a partir de então, realizar oficinas para elaboração de jogos, envolvendo pesquisador e alunos, em perspectiva coautoral, para que, em seguida, fossem utilizados nas aulas de Matemática. As avaliações realizadas pelos alunos, antes e depois da aplicação dos jogos, comprovam que esses tiveram grande importância na aprendizagem significativa dos conteúdos neles contidos. Foram colhidos ainda depoimentos dos estudantes que corroboram os resultados das avaliações e mostram o resgate da autoestima, a alegria e a motivação por aprender. Como produtos educativos resultantes do trabalho realizado temos um Bingo e um Dominó cuja temática é: equações do segundo grau. |
Abstract: | The purpose of this paper is to investigate whether the inclusion of playful activities, more specifically didactic games, are able to minimize the learning difficulties of certain contents addressed in the Mathematics subject for the ninth grade. Both teaching experience and research in the area reveal that there are several factors that can cause the difficulties mentioned. These factors range from the transition from the first to the second segment of elementary school, where students come into contact with various teachers and the school ceases to be so welcoming, a difficulty that perpetuates for the following grades, until retained traumatic experiences lived in different contexts. To support this research, Ausubel's theoretical assumptions about Vygotsky's Meaningful Learning, about Paulo Freire's Sociointeractionism, about Theme and Generative Word, and Kishimoto's concept of Ludicity were used. The research methodology used was action research, where interviews were conducted and questionnaires were elaborated and applied. These tools allowed us to obtain the most difficult content for students and, from then on, to conduct game-making workshops, involving researchers and students, in co-authorial perspective, so that they could then be used in mathematics classes. The evaluations performed by the students, before and after the application of the games, prove that they had great importance in the meaningful learning of the contents contained in them. Testimonials were also collected from students that corroborate the results of the evaluations and show the recovery of selfesteem, joy and motivation to learn. As educational products resulting from the work done we have a Bingo and a Domino whose theme is: high school equations. |
Palavras-chave: | Mathematics Educational games Learning Matemática Jogos educativos Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | NUNES, V. P. S., A introdução de jogos didáticos matemáticos no nono ano do Ensino Fundamental como resposta às dificuldades de aprendizagem. 2019, 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Educação Básica). Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19739 |
Data de defesa: | 12-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
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Dissertação - Vicente de Paula Soares Nunes - 2019 - Completa.pdf | 7,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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