Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19740
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jogo da memória digital como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): The digital memory game as an interdisciplinary learning tool.
Autor: Rocha, André de Souza 
Primeiro orientador: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Segundo membro da banca: Lima, Álvaro Jose Rodrigues de
Resumo: Com o avanço da tecnologia, a sociedade a cada dia modifica sua relação com o outro e com a educação não poderia ser diferente. A escola, no seu papel de produtora de conhecimento, precisa acompanhar esse desenvolvimento. Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar o potencial da gamificação como ferramenta de aprendizagem colaborativa, num processo de desenvolvimento interdisciplinar. De modo particular, o estudo focalizou o desenvolvimento e a utilização do jogo da memória digital em duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro (Escola Municipal Chile), atingindo um total de aproximadamente 70 alunos, tendo como premissa uma abordagem holística de temas e fenômenos cotidianos de forma integral, de modo a superar a “fragmentação, a divisão, a compartimentalização do conhecimento”. (BEHRENS, 2000, p. 92). Uma proposta pedagógica para o desenvolvimento de Objetos educacionais Digitais de forma interdisciplinar e colaborativa, com a participação de docentes e discentes, composta de “um kit composto 5 de jogos da memória digitas, vídeos tutoriais e roteiro metodológico. A investigação terá como base os conceitos de Gamificação (KAPP, 2012; FADEL, 2014; COSTA e MARCHIORI, 2016) e interdisciplinaridade (FAZENDA, 2010; JAPIASSU, 1976; LÜCK, 2013).
Abstract: With the advancement of technology, society changes its relationship with each other every day and education could not be different. The school, in its role as a producer of knowledge, needs to accompany this development. Thus, this study aimed to investigate the potential of gamification as a collaborative learning tool, in an interdisciplinary development process. In particular, the study focused on the development and use of the digital memory game in two classes in the 8th grade of Elementary School II, from a public school in Rio de Janeiro (Escola Municipal Chile), reaching a total of approximately 70 students, with the premise of a holistic approach to everyday themes and phenomena in a comprehensive way, in order to overcome “fragmentation, division, compartmentalization of knowledge”.(BEHRENS, 2000, p. 92). A pedagogical proposal for the development of Digital Educational Objects in an interdisciplinary and collaborative way, with the participation of teachers and students, composed of “a kit composed of 5 digital memory games, tutorial videos and methodological script.The investigation will be based on the concepts of Gamification (KAPP, 2012; FADEL, 2014; COSTA and MARCHIORI, 2016) and interdisciplinarity (FAZENDA, 2010; JAPIASSU, 1976; LÜCK, 2013).
Palavras-chave: Gamification
Interdisciplinarity
Collaborative learining
Gamificação
Interdisciplinaridade
Aprendizagem colaborativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: ROCHA, André de Souza. O jogo da memória digital como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica) – Instituto de aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19740
Data de defesa: 14-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - André de Souza Rocha - 2020 - Completa.pdf1,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.