Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19745
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A nova Onda fascista: refletindo sobre o Fascismo nas aulas de História por meio de uma experiência fílmica |
Autor: | Pereira, Anderson da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Isolan, Flaviano Bugatti |
Primeiro membro da banca: | Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk |
Segundo membro da banca: | Fonseca, Vitória Azevedo da |
Resumo: | A presente dissertação faz uma discussão acerca do aumento dos movimentos neofascistas no Brasil e no mundo, bem como a busca de um ensino de História que contribua para a defesa da democracia e a formação de uma geração contra os discursos de ódio, principal característica do Fascismo, vigente na atualidade. Como objetivo geral, a pesquisa busca verificar quais os desafios para a reflexão e compreensão do conceito do Fascismo e a sua influência na atualidade por meio de uma experiência fílmica entre os alunos e alunas do 9° ano do ensino fundamental da E. M. Ary Barroso. O trabalho está dividido em três capítulos que buscam: descrever o Fascismo histórico, bem como as suas influências no mundo atual, a partir de algumas de suas principais características como o discurso de ódio e a intolerância contra minorias; Identificar os usos de filmes como fonte histórica no auxílio aos estudantes na reflexão e compreensão de conceitos históricos em sala de aula, bem como no desenvolvimento da sua consciência histórica, segundo a perspectiva de Jörn Rüsen e analisar como o protagonismo discente, por meio de uma sequência didática com o filme A Onda (2008), pode contribuir para uma aprendizagem significativa em História sobre o Fascismo. A metodologia é baseada numa pesquisa descritiva com revisões bibliográficas, com abordagem qualitativa dos dados por meio da aplicação de uma pesquisa-ação, constando de uma sequência didática, dividida em cinco etapas: questionário survey, exibição do filme, A Onda (2008), dinâmica de sinestesia, debate focal e uma produção textual. |
Abstract: | The present dissertation discusses the rise of neo-fascist movements in Brazil and in the world, as well as the search for a teaching of History that contributes to the defense of democracy and the formation of a generation against hate speech, the main characteristic of Fascism, currently in effect. As a general objective, the research seeks to verify the challenges for reflection and understanding of the concept of Fascism and its influence today through a filmic experience among students of the 9th grade of elementary school at E. M. Ary Barroso. The work is divided into three chapters that seek to: describe historical Fascism, as well as its influences in the current world, based on some of its main characteristics such as hate speech and intolerance against minorities; To identify the uses of films as a historical source in helping students to reflect on and understand historical concepts in the classroom, as well as to develop their historical awareness, according to Jörn Rüsen's perspective, and to analyze how student protagonism, through a didactic sequence with the film The Wave (2008), can contribute to a significant learning in History about Fascism. The methodology is based on descriptive research with bibliographical reviews, with a qualitative approach to the data through the application of an action research, consisting of a didactic sequence, divided into five stages: survey questionnaire, film exhibition, The Wave (2008), dynamics of synesthesia, focal debate and a textual production. |
Palavras-chave: | Ensino de História Fascismo Discurso de ódio Cultura histórica Consciência histórica Cinema Filmes Democracia Teaching of History Fascism Hate speech Historical culture Historical consciousness Movie theater Films Democracy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | PEREIRA, Anderson da Silva. A nova Onda fascista: refletindo sobre o Fascismo nas aulas de História por meio de uma experiência fílmica. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTÓRIA) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19745 |
Data de defesa: | 10-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Anderson da Silva Pereira - 2023 - Completa.pdf | Documento principal | 12,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.