Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19747
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas de formação docente no Brasil: influências dos organismos multilaterais e movimentos de resistência
Título(s) alternativo(s): Políticas de formación docente en Brasil: influencias de organismos multilaterales y movimientos de resistencia
Autor: Gomes, Marcelle Tenorio Monteiro 
Primeiro orientador: Garcia, Alexandra
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cássia Prazeres
Segundo membro da banca: Sales, Sandra Regina
Resumo: A pesquisa aborda as políticas de formação docente no Brasil e tem como um dos objetivos identificar as concepções de educação e de docência assim como as orientações para políticas educacionais dos organismos multilaterais através da leitura e análise dos documentos “Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Jacques Delors (Org.), 1997 (edição brasileira)”; “Professores são importantes - Atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. OCDE, 2006”; “Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Barbara Bruns e Javier Luque (Orgs.), Banco Mundial, 2014” e “Glossário de Terminologia Curricular, Unesco, 2016. (edição brasileira)”. Também busca identificar as influências da OCDE, Unesco e Banco Mundial nas políticas educacionais para formação de professores em vigência no Brasil, implementadas através da Resolução CNE 02/2019 que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). A pesquisa também identifica e narra a construção dos movimentos contra-hegemônicos de resistência à implementação da BNC-Formação através dos Fóruns Estaduais em Defesa do Curso de Pedagogia e do Movimento Nacional em Defesa do Curso de Pedagogia, compreendendo que as políticas não se restringem aos documentos oficiais e às leis, assim como não há distinção entre práticas cotidianas e políticas educacionais. No desenvolvimento da pesquisa trabalhamos com a ferramenta do ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992; 1998), as noções de práticas e narrativas de Michel de Certeau (1994) e de “políticaspráticas” de Oliveira (2013).
Abstract: La investigación aborda las políticas de formación docente en Brasil y tiene como uno de sus objetivos identificar los conceptos de educación y enseñanza, así como las directrices para las políticas educativas de los organismos multilaterales a través de la lectura y análisis de los documentos "La Educación encierra un tesoro, informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo XXI, Jacques Delors (Org.), 1997 (edición brasileña)"; "Los docentes son importantes: Atraer, formar y conservar a los docentes eficientes. OCDE, 2006”; “Profesores excelentes Cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe (Orgs.), Banco Mundial, 2014" y "Glosario de Terminología Curricular, UNESCO, 2016. (edición brasileña)". También busca identificar las influencias de la OCDE, de la UNESCO y del Banco Mundial en la formación políticas educativas de professores, vigentes en Brasil y implementadas a través de la Resolución CNE 02/2019, que establece la Base Nacional Común para la Formación Inicial de Profesores de Educación Básica (BNC-Formación). La investigación también identifica y narra la construcción de movimentos contra hegemónicos de resistencia a la implementación de la BNC-Formación a través de los Foros Estatales en Defensa del Curso de Pedagogía y del Movimiento Nacional en Defensa del Curso de Pedagogía, entendiendo que las políticas no se restringen a documentos oficiales y leyes, así como no hay distinción entre prácticas cotidianas y políticas educativas. En el desarrollo de la investigación se trabajó con la herramienta del ciclo de políticas de Stephen Ball y Richard Bowe (1992; 1998), las nociones de prácticas y narrativas de Michel de Certeau (1994) y políticas prácticas de Oliveira (2013).
Palavras-chave: Formación docente
Organismos multilaterales
Políticas educativas
Movilización
Formação docente
Organismos multilaterais
Políticas educacionais
Mobilização
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Marcelle Tenorio Monteiro. Políticas de formação docente no Brasil: influências dos organismos multilaterais e movimentos de resistência. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19747
Data de defesa: 26-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcelle Tenorio Monteiro Gomes - 2022 - Completa.pdf1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.