Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19747
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Políticas de formação docente no Brasil: influências dos organismos multilaterais e movimentos de resistência |
Título(s) alternativo(s): | Políticas de formación docente en Brasil: influencias de organismos multilaterales y movimientos de resistencia |
Autor: | Gomes, Marcelle Tenorio Monteiro ![]() |
Primeiro orientador: | Garcia, Alexandra |
Primeiro membro da banca: | Frangella, Rita de Cássia Prazeres |
Segundo membro da banca: | Sales, Sandra Regina |
Resumo: | A pesquisa aborda as políticas de formação docente no Brasil e tem como um dos objetivos identificar as concepções de educação e de docência assim como as orientações para políticas educacionais dos organismos multilaterais através da leitura e análise dos documentos “Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Jacques Delors (Org.), 1997 (edição brasileira)”; “Professores são importantes - Atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. OCDE, 2006”; “Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Barbara Bruns e Javier Luque (Orgs.), Banco Mundial, 2014” e “Glossário de Terminologia Curricular, Unesco, 2016. (edição brasileira)”. Também busca identificar as influências da OCDE, Unesco e Banco Mundial nas políticas educacionais para formação de professores em vigência no Brasil, implementadas através da Resolução CNE 02/2019 que institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). A pesquisa também identifica e narra a construção dos movimentos contra-hegemônicos de resistência à implementação da BNC-Formação através dos Fóruns Estaduais em Defesa do Curso de Pedagogia e do Movimento Nacional em Defesa do Curso de Pedagogia, compreendendo que as políticas não se restringem aos documentos oficiais e às leis, assim como não há distinção entre práticas cotidianas e políticas educacionais. No desenvolvimento da pesquisa trabalhamos com a ferramenta do ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992; 1998), as noções de práticas e narrativas de Michel de Certeau (1994) e de “políticaspráticas” de Oliveira (2013). |
Abstract: | La investigación aborda las políticas de formación docente en Brasil y tiene como uno de sus objetivos identificar los conceptos de educación y enseñanza, así como las directrices para las políticas educativas de los organismos multilaterales a través de la lectura y análisis de los documentos "La Educación encierra un tesoro, informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo XXI, Jacques Delors (Org.), 1997 (edición brasileña)"; "Los docentes son importantes: Atraer, formar y conservar a los docentes eficientes. OCDE, 2006”; “Profesores excelentes Cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe (Orgs.), Banco Mundial, 2014" y "Glosario de Terminología Curricular, UNESCO, 2016. (edición brasileña)". También busca identificar las influencias de la OCDE, de la UNESCO y del Banco Mundial en la formación políticas educativas de professores, vigentes en Brasil y implementadas a través de la Resolución CNE 02/2019, que establece la Base Nacional Común para la Formación Inicial de Profesores de Educación Básica (BNC-Formación). La investigación también identifica y narra la construcción de movimentos contra hegemónicos de resistencia a la implementación de la BNC-Formación a través de los Foros Estatales en Defensa del Curso de Pedagogía y del Movimiento Nacional en Defensa del Curso de Pedagogía, entendiendo que las políticas no se restringen a documentos oficiales y leyes, así como no hay distinción entre prácticas cotidianas y políticas educativas. En el desarrollo de la investigación se trabajó con la herramienta del ciclo de políticas de Stephen Ball y Richard Bowe (1992; 1998), las nociones de prácticas y narrativas de Michel de Certeau (1994) y políticas prácticas de Oliveira (2013). |
Palavras-chave: | Formación docente Organismos multilaterales Políticas educativas Movilización Formação docente Organismos multilaterais Políticas educacionais Mobilização |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GOMES, Marcelle Tenorio Monteiro. Políticas de formação docente no Brasil: influências dos organismos multilaterais e movimentos de resistência. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19747 |
Data de defesa: | 26-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Marcelle Tenorio Monteiro Gomes - 2022 - Completa.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.