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Tipo do documento: Dissertação
Título: A candidata, de Vera Duarte: a história de Cabo Verde relida pela ficção feminina
Título(s) alternativo(s): A candidata, by Vera Duarte: the history of Cape Verde’s fight for independence reread through fiction
Autor: Santos, Juliana Felicidade Teixeira dos 
Primeiro orientador: Lima, Norma Sueli Rosa
Primeiro membro da banca: Gomes, Simone Caputo
Segundo membro da banca: Maquêa, Vera Lúcia da Rocha
Resumo: Esta dissertação versa sobre a análise da obra A candidata, da escritora cabo-verdiana Vera Duarte (2012). Na presente pesquisa buscamos evidenciar que esse romance foi feito por meio de um discurso histórico-crítico, que foi capaz de resgatar a memória da participação das cabo-verdianas na guerra colonial. Por isso, pretendemos elucidar que a obra em questão descreve a luta por libertação por uma perspectiva decolonial, feminina e crioula. Essa escritora, ao retratar o período colonial e o processo de democratização de Cabo Verde, conseguiu investigar os caminhos e as sinuosidades menosprezadas ou ocultadas pela história oficial, já que ela teve a oportunidade de revisitar e reavaliar o passado, mostrando a opressão, o controle, a violência de uma ordem social que foi hierarquizada com atribuições marcantes para colonizadores e colonizados. Nesse trabalho, procuramos apresentar também que a educação foi uma das ferramentas que promoveu a disseminação de ideais independentistas na população cabo-verdiana, mesmo que o acesso ao ensino regular não fosse um direito de toda a população desse país. Por isso, Marina, tio Joaozinho, Pedro entre outros personagens do romance representam como a educação-crítica ensinada, mesmo que de forma clandestina, foi libertadora. Para sustentar as nossas teorias, trabalharemos com os textos de diferentes especialistas como Daniel Pereira (2011), Simone Caputo Gomes (2008), Paulo Freire (2019), Linda Hutcheon (1991), Norma Sueli Rosa Lima (2020) e outros.
Abstract: This dissertation discusses the analysis of the book A Candidata, by the Cape Verdean writer Vera Duarte (2012). In the present research, we seek to explain that this novel was written through a historical-critical discourse, Therefore, we intend to elucidate that the work in question describes the struggle for liberation from a decolonial, feminine, and Creole perspective. When portraying the colonial period and the democratization process of Cape Verde, the writer managed to investigate the paths and sinuosities overlooked or hidden by the official history as she had the opportunity to revisit and reevaluate the past, showing the oppression, control, and violence of a social order that was hierarchized with distinctive attributions for colonizers and colonized. In this work, we also seek to present that education was one of the tools that promoted the dissemination of independence ideals in the Cape Verdean population, even when access to regular education was not a right for the entire population of that country. Therefore, Marina, uncle Joaozinho, and Pedro, among other characters, represent how a critical education, even though clandestinely taught, was liberating. To support our theories, we will be based on texts by different specialists such as Daniel Pereira (2011), Simone Caputo Gomes (2008), Paulo Freire (2019), Linda Hutcheon (1991), Norma Sueli Rosa Lima (2020) and other.
Palavras-chave: Vera Duarte
Literatura cabo-verdiana
Romance
Pós-colonialismo
Feminino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, Juliana Felicidade Teixeira. A candidata, de Vera Duarte: a história de Cabo Verde relida pela ficção feminina. 2022. 83 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19750
Data de defesa: 6-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

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