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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19763
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Do tópico ao utópico: os estudos da paisagem metropolitana na orientação de políticas públicas de mobilidade no Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | From the topic to the utopian: a metropolitan landscape study to guide mobility public policies at Rio de Janeiro |
Autor: | Barros, Gabriel Teixeira ![]() |
Primeiro orientador: | Fernandes, Ulisses da Silva |
Primeiro coorientador: | Silva, Sonia Maria Lima |
Primeiro membro da banca: | O’Neil, Maria Monica Vieira Caetano |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Vicente Aprigliano |
Terceiro membro da banca: | Costa, Sandra Maria Fonseca da |
Quarto membro da banca: | Tunes, Regina Helena |
Quinto membro da banca: | Macedo, Valter Luiz de |
Resumo: | Vivemos no mundo o contexto da metropolização, ou urbanização regional, avançando junto à estrutura do capitalismo financeiro e da globalização totalitária. Essa estrutura possui forte influência em todos os aspectos e atores da cidade e, não só se torna paisagem metropolitana, como sofre influência dela. Ao pensarmos o planejamento de políticas públicas de mobilidade urbana na metrópole do Rio de Janeiro, observamos uma estrutura de mobilidade incompatível com a sua dimensão, e que se apresenta profundamente desigual em termos socioespaciais. Esta tese tem por objetivo geral analisar as melhores práticas e, com isso, discutir os elementos prioritários de avaliação na orientação de futuras políticas públicas de mobilidade na metrópole do Rio de Janeiro e sua área de influência metropolitana por meio de uma perspectiva crítica da paisagem. Buscamos responder à seguinte questão: quais elementos devem ser considerados prioritários durante a elaboração de uma política pública efetiva de mobilidade na metrópole do Rio de Janeiro, tendo em vista a promoção da justiça socioespacial? O objeto de pesquisa e o recorte espacial compreendem, respectivamente, a paisagem metropolitana do Rio de Janeiro e sua área de influência, que compreende os municípios da Região Metropolitana e do Arranjo Populacional do Rio de Janeiro, com um recorte temporal compreendido entre 2010-2023. A metodologia perfaz o quadro de referência teórico do materialismo histórico-dialético, com os métodos de procedimento histórico, monográfico, tipológico e do design estruturado de sistemas. As técnicas incluem a revisão bibliográfica, a consulta a fontes documentais e a análise estruturada para a modelagem de sistemas. Ao longo da pesquisa foram definidos os conceitos a serem utilizados: paisagem, justiça socioespacial, mobilidade e planejamento de políticas públicas para a mobilidade urbana. Os resultados do trabalho aqui apresentado mostram que as políticas públicas necessitam ser efetivas, sustentáveis e resilientes, provendo uma visão sistêmica e integrada de análise a ser complementada por um Sistema Espacial de Apoio à Decisão (SEAD), cuja construção das especificações estruturadas é apresentada como segmento fundamental da tese defendida. |
Abstract: | We’re living in the world the context of metropolization, or regional urbanization advancing towards the structure of financial capitalism and totalitarian globalization. This structure has a strong influence in all aspects and actors of cities, and either participates in building urban landscapes or being influenced by these. While thinking about public policies in urban mobility in Rio de Janeiro metropolis, we can observe a structure of mobility incompatible with its dimension and profoundly unequal, in socio-spatial terms. This thesis has as main objective analyse the best practices - and among it, to discuss the priority factors of evaluation - to a future mobility public policy making in the Rio de Janeiro metropolis and its metropolitan area of influence, through a critical landscape approach. We seek answer the question: which factors should be considered as priorities during the elaboration of an effective public policy planning in mobility at Rio de Janeiro metropolis, considering the promotion of socio-spatial justice? The research object and its focuses were: the metropolitan landscape of Rio de Janeiro metropolis and its influential area between 2010 and 2025. The methodology compounds the historical dialectical materialism framework, using the historical, monographic, tipologic and structured design for system modelling proceeding methods. The techniques include bibliographical survey and the structured analysis for system modeling. Along the research, we defined the concepts of landscape, sociospatial justice, mobility and public policies planning for effective, sustainable, and resilient mobility, providing a systemic and integrated analytical approach to be complemented by a Spatial Decision Support System (SDSS), which its structured specifications building is presented as a fundamental one in this thesis. |
Palavras-chave: | Mobilidade Justiça socioespacial Paisagens móveis metropolitanas Políticas públicas Sistema Espacial de Apoio à Decisão (SEAD) Mobility Sociospatial justice Mobiles metropolitan landscapes Public policies Spatial Decision Support System |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | BARROS, Gabriel Teixeira. Do tópico ao utópico: os estudos da paisagem metropolitana na orientação de políticas públicas de mobilidade no Rio de Janeiro. 2023. 366 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19763 |
Data de defesa: | 14-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Gabriel Teixeira Barros - 2023 - Completa.pdf | 52,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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