Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19768
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre currículo e percepções: o caminho do processo de reestruturação curricular de Duque de Caxias/RJ |
Título(s) alternativo(s): | Between curriculum and perceptions: the path of the curriculum restructuring process in Duque de Caxias/RJ |
Autor: | Magalhães, Flavia Silvia Costa ![]() |
Primeiro orientador: | Lemos, Guilherme Augusto Rezende |
Primeiro membro da banca: | Macedo, Elizabeth Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Cinelli, Maria Luiza Süssekind Verissimo |
Resumo: | Essa pesquisa relata o surgimento de uma política pública em Duque de Caxias/RJ, que entrou na pauta de discussões do município após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Expande as compreensões sobre mim mesma em uma perspectiva autobiográfica, do ponto de vista de quem experienciou dois papéis importantes no processo da construção da política de Reestruturação Curricular (o de redatora e o de orientadora pedagógica de uma escola da rede) em todas as etapas do trabalho desenvolvido. Tem como embasamento a obra de William Pinar e seu método currere (percorrer o caminho), possibilitando um encontro com o passado, no presente, para imaginar o futuro. Durante essa construção do currículo do município foi possível identificar as arenas de disputas, as negociações inerentes ao debate democrático e os pontos metodológicos mais relevantes dessa diligência, destacando a valorização dos saberes trazidos pelas experiências dos profissionais de educação como fonte principal de construção coletiva do currículo de um sistema de ensino. Como conclusão, busca contribuir para a descontrução da ideia de que a igualdade e a melhoria da educação acontecerão a partir da centralização dos conhecimentos/saberes em normativas gerais e prescritivas. |
Abstract: | This research reports the emergence of a public policy in Duque de Caxias/RJ, which entered the city's discussion agenda after the approval of the Base Nacional Comum Curricular – BNCC [Common Core Curriculum]. It expands the understandings about myself in an autobiographical perspective, from the point of view of those who have experienced two important roles in the process of developing the Curriculum Restructuring policy (the editor and the pedagogical advisor of a school in the school network), all the stages of the work developed. It is based on the work of William Pinar and his method currere (follow the path), enabling an encounter with the past in the present, to imagine the future. During this construction of the municipal curriculum, it was possible to identify the arenas of disputes, the negotiations inherent in the democratic debate, and the most relevant methodological points of this diligence, highlighting the valorization of knowledge brought by the experiences of education professionals as the main source of collective construction of the curriculum of an education system. As a conclusion, it seeks to contribute to the decontruction of the idea that equality and improvement of education will happen from the centralization of knowledge in general and prescriptive norms. |
Palavras-chave: | Public policy Curriculum Autobiography Política Pública Currículo Autobiografia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MAGALHÃES, Flavia Silvia Costa. Entre currículo e percepções: o caminhar do processo de reestruturação curricular de Duque de Caxias/RJ. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19768 |
Data de defesa: | 15-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Flavia Silvia Costa Magalhães - 2023 - Completa.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.