Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19768
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre currículo e percepções: o caminho do processo de reestruturação curricular de Duque de Caxias/RJ
Título(s) alternativo(s): Between curriculum and perceptions: the path of the curriculum restructuring process in Duque de Caxias/RJ
Autor: Magalhães, Flavia Silvia Costa 
Primeiro orientador: Lemos, Guilherme Augusto Rezende
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Cinelli, Maria Luiza Süssekind Verissimo
Resumo: Essa pesquisa relata o surgimento de uma política pública em Duque de Caxias/RJ, que entrou na pauta de discussões do município após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Expande as compreensões sobre mim mesma em uma perspectiva autobiográfica, do ponto de vista de quem experienciou dois papéis importantes no processo da construção da política de Reestruturação Curricular (o de redatora e o de orientadora pedagógica de uma escola da rede) em todas as etapas do trabalho desenvolvido. Tem como embasamento a obra de William Pinar e seu método currere (percorrer o caminho), possibilitando um encontro com o passado, no presente, para imaginar o futuro. Durante essa construção do currículo do município foi possível identificar as arenas de disputas, as negociações inerentes ao debate democrático e os pontos metodológicos mais relevantes dessa diligência, destacando a valorização dos saberes trazidos pelas experiências dos profissionais de educação como fonte principal de construção coletiva do currículo de um sistema de ensino. Como conclusão, busca contribuir para a descontrução da ideia de que a igualdade e a melhoria da educação acontecerão a partir da centralização dos conhecimentos/saberes em normativas gerais e prescritivas.
Abstract: This research reports the emergence of a public policy in Duque de Caxias/RJ, which entered the city's discussion agenda after the approval of the Base Nacional Comum Curricular – BNCC [Common Core Curriculum]. It expands the understandings about myself in an autobiographical perspective, from the point of view of those who have experienced two important roles in the process of developing the Curriculum Restructuring policy (the editor and the pedagogical advisor of a school in the school network), all the stages of the work developed. It is based on the work of William Pinar and his method currere (follow the path), enabling an encounter with the past in the present, to imagine the future. During this construction of the municipal curriculum, it was possible to identify the arenas of disputes, the negotiations inherent in the democratic debate, and the most relevant methodological points of this diligence, highlighting the valorization of knowledge brought by the experiences of education professionals as the main source of collective construction of the curriculum of an education system. As a conclusion, it seeks to contribute to the decontruction of the idea that equality and improvement of education will happen from the centralization of knowledge in general and prescriptive norms.
Palavras-chave: Public policy
Curriculum
Autobiography
Política Pública
Currículo
Autobiografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MAGALHÃES, Flavia Silvia Costa. Entre currículo e percepções: o caminhar do processo de reestruturação curricular de Duque de Caxias/RJ. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19768
Data de defesa: 15-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Flavia Silvia Costa Magalhães - 2023 - Completa.pdf1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.