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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19778
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Elaboração de recursos didáticos de baixo custo para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | Development of low-cost teaching resources for the literacy of students with intellectual disabilities |
Autor: | Silva, Andréa Carvalho da ![]() |
Primeiro orientador: | Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da |
Primeiro membro da banca: | Baião, Jonê Carla |
Segundo membro da banca: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Resumo: | A presente pesquisa aborda o trabalho de alfabetização em salas de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, mais precisamente, terceiro e quarto ano de escolaridade, em uma escola pública, na cidade de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, com alunos que apresentam Deficiência Intelectual (DI) ou estão em avaliação com esta hipótese diagnóstica. Em relação à metodologia, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa colaborativa, pois se constitui de uma prática conjunta entre a pesquisadora e quatro professores de turma comum com o objetivo de elaborar recursos pedagógicos de baixo custo para a alfabetização destes alunos e buscar ampliar a participação deles em sala de aula. Foram desenvolvidas duas oficinas, uma teórica e outra prática, divididas em dois momentos e em dois horários que contemplavam os dois turnos da escola, no intuito de favorecer a reflexão e a construção de conhecimentos para a confecção de recursos didáticos de baixo custo adequados aos alunos com DI, abordando o conceito de diferenciação curricular. Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa são fundamentados em estudos interacionistas de Vygotsky e de Piaget. Os resultados obtidos evidenciaram que os recursos didáticos de baixo custo podem auxiliar na alfabetização e na ampliação da participação nas atividades em sala de aula de alunos com DI. Evidenciaram também que as oficinas, produto desta pesquisa, favoreceram a produção e a utilização dos recursos por professores, no entanto, para alcançar o sucesso dessa diferenciação curricular, talvez o melhor caminho sejam políticas públicas que incentivem e valorizem a formação continuada que aborde os temas necessário a se implementar uma educação verdadeiramente inclusiva. |
Abstract: | This research approaches the use of didactic resources in the work of literacy in the classrooms in the outset grades of elementary school, more certainly, third and fourth year of a public school, in the city of Duque de Caxias, State of Rio de Janeiro, with students who are have intellectual disabilities (ID) or are under evaluation with this diagnostic hypothesis. As regards to the methodology, this work is characterized by a collaborative research, because it based of a joint practice between the researcher and four common class teachers with the aim of developing low-cost pedagogical resources for the literacy of these students and seek to expand their participation in the classroom. Two workshops were developed, one of them based on the theory and the other the practical part, apart in two moments and in two times to contemplated both shifts school, in order to support the thought and the knowledge building for the making of low-cost resources for students with intellectual disabilities (ID), based on the information provided of concept of curricular differentiation. The theoretical assumptions that guided the organization of this research are based on interactionist studies of Vygotsky and Piaget. The achieved success showed that low-cost teaching resources can help in literacy and in expanding the participation of activities in the classroom of students with intellectual disabilities (ID). They also showed that the workshops, have favored the production and use of resources by teachers, however, for the achieve success of this curricular differentiation, perhaps the best path is public policies that encourage and value continuing education that addresses the issues necessary to be implemented truly inclusive education. |
Palavras-chave: | Intellectual disabillities Teaching resources Reading and writing Deficiência intelectual Recursos didáticos Leitura e escrita |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | CARVALHO, Andréa. Elaboração de recursos didáticos de baixo custo para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual. 2020. 145 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19778 |
Data de defesa: | 1-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
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