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Tipo do documento: Dissertação
Título: A botânica no ensino fundamental I: análise de livros didáticos e desenvolvimento de atividades visando à produção de um guia de práticas sobre o reino vegetal
Título(s) alternativo(s): Botany in elementary school I: analysis of textbooks and development of activities aimed at producing a guide of practices on the plant kingdom
Autor: Menezes, Eloá Aragão 
Primeiro orientador: Pires, Barbara Balzana Mendes
Primeiro membro da banca: Lage, Débora de Aguiar
Segundo membro da banca: Almeida, Lidiane Aparecida de
Terceiro membro da banca: Merhy, Thiago Saide Martins
Resumo: O Ensino de Ciências é reconhecidamente importante para formação de cidadãos críticos, esse é constituído por áreas como a Zoologia, Genética e Botânica. O Ensino de Botânica acaba por ser negligenciado por ser visto como não atrativo, causando o que se denomina de Cegueira Botânica. Apesar de reconhecidamente importante o uso de modalidades práticas possui dificuldades no desenvolvimento. Tendo conhecimento estas questões e que poucos trabalhos são desenvolvidos com Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a dissertação busca avaliar a significância do desenvolvimento de atividades práticas em Botânica em gerar maior interesse e melhor compreensão de aspectos do desenvolvimento, necessidades e características das plantas para estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo realizada análise dos livros didáticos e de questionário aplicado aos professores do Ensino Fundamental I sobre o Ensino de Botânica, bem como uma busca através de formulários pelos conhecimentos dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental e a aplicabilidade de atividades práticas em Botânica em sala de aula de turmas deste ano no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Acompanhando aspectos comportamentais documentados através de diário de campo. As análises documentais dos livros didáticos utilizados no ano de estudo estavam de acordo com parâmetros do PNLD de livros interdisciplinares que se baseou nas demandas da BNCC, apresentando capítulo específico sobre as plantas apenas no livro do 2º ano com o desenvolvimento de uma atividade prática na área e sendo possível abordar as plantas em todos os outros livros. Sendo o grupo de plantas com maior presença em todos os livros o de angiospermas. Os professores julgam que o Ensino de Botânica é importante para a formação dos estudantes e afirmam de forma geral realizar de atividades práticas com plantas, sendo estas em sua maioria de observação e comparação com materiais botânicos de angiospermas. Os estudantes compreenderam o que ocorreu ao longo das práticas, se interessaram por elas, adquiriam conhecimentos e permitiram questionamentos feitos pela pesquisadora, estando interessados pelas plantas e compreendendo o que seriam plantas. Bem como permitiram que fossem gerados questionamentos pela pesquisadora em relação a sua pesquisa, geração de formulários e formulação de perguntas. Por fim, foi construído como produto um guia de prática digital com ISBN com o desenvolvimento de algumas práticas botânicas de fácil acesso que possam vir a ser realizadas com o Ensino Fundamental, sendo essas explicadas por meio de conceitos e visando o desenvolvimento metodológico dedutivo-hipotético.
Abstract: The Teaching of Science is recognized as important for the formation of critical citizens, this is constituted by areas such as Zoology, Genetics and Botany. The Teaching of Botany ends up being neglected for being seen as unattractive, causing what is called Botanical Blindness. Although admittedly important the use of practical modalities has difficulties in the development. Having regard to these issues and having regard to the fact that few studies are carried out with science teaching in the initial grades of elementary school, the dissertation aims to evaluate the significance of the development of practical activities in Botany in generating greater interest and better understanding of aspects of the development, needs and characteristics of plants for students of the 3rd year of the initial years of Elementary School. An analysis of the textbooks and the questionnaire applied to the teachers of Elementary School I on the Teaching of Botany, as well as a search through forms for the knowledge of students of the 3rd year of Elementary School and the applicability of practical activities in Botany in this year‟s classroom of classes in Colégio Brigadeiro Newton Braga. Tracking behavioral aspects documented through field diary. The documentary analyses of the textbooks used in the study year were in accordance with PNLD parameters of interdisciplinary books that were based on the demands of BNCC, presenting specific chapter on plants only in the book of the 2nd year with the development of a practical activity in the area and being possible to address the plants in all other books. Being the group of plants with greater presence in all the books the of angiosperms. The professors believe that the Teaching of Botany is important for the education of students and affirm in a general way perform of practical activities with plants, being these in its majority of observation and comparison with botanical materials of angiosperms. The students understood what happened throughout the practices, became interested in them, acquired knowledge and allowed questions made by the researcher, being interested in the plants and understanding what would be plants. As well as they allowed questions to be generated by the researcher in relation to her research, generation of forms and formulation of questions. Finally, a digital practice guide with ISBN was built as a product with the development of some easily accessible botanical practices that can be performed with Elementary School, These are explained by means of concepts and aiming at the deductive-hypothetical methodological development.
Palavras-chave: Botany teaching
Practices activies
Ensino de botânica
Atividades práticas
Cegueira botânica
Botanical blindness
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: MENEZES, Eloá Aragão. A botânica no ensino fundamental I: análise de livros didáticos e desenvolvimento de atividades visando à produção de um guia de práticas sobre o reino vegetal. 2021. 161f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19779
Data de defesa: 8-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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