Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19781
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por eles mesmos: o que as autobiografias dos sujeitos chamados autistas revelam acerca de suas experiências escolares?
Título(s) alternativo(s): By themselves: what do the autobiographies of the so-called autistic subjects reveal about their school experiences?
Autor: Rodrigues, Carolina Alves Succo 
Primeiro orientador: Sonco, Cláudia Hernandez Barreiros
Primeiro membro da banca: Melo, Rosane Braga de
Segundo membro da banca: Cruz, Mara Monteiro da
Terceiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Resumo: O autismo, tantas vezes enigmático, admirável, imediatamente incompreensível - desperta curiosidades, encantos e angústias. Em meio a tudo isso, o ambiente escolar apresenta muitas dificuldades diante dessa singularidade e, em movimento crescente, parece buscar esclarecimentos sobre ela. O objetivo desta pesquisa é caracterizar, através das obras autobiográficas, a relação que os sujeitos diagnosticados com autismo estabelecem com a escola. Além disso, analisar a potência das autobiografias escritas por autistas, como possíveis colaboradoras para o aprimoramento das práticas escolares, e citar trechos dessas narrativas, compostos por experiências vividas na escola, de modo que estes revelem situações comuns à maioria dos contextos escolares. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa (CHIZZOTTI, 2000, 2006). Constituem nosso campo de análise sete autobiografias, escritas pelos seguintes autores: Camargo (2012); Grandin (2014, 2015); Higashida (2013); Kedar (2012); Tammet (2007); Williams (2012). Utilizamos a análise de conteúdo (FRANCO, 2018) como técnica, que nos permitiu a escolha de categorias as quais não foram definidas a priori, mas ao longo do estudo dos autorrelatos. Optamos pela Psicanálise (BIALER, 2014, 2015; FURTADO, 2013, 2014; MALEVAL, 2009, 2015) para dialogar nessa busca, pois admitimos a relevância desta à medida que sua prática é a de escuta do sujeito e, em consequência disso, já possui iniciado um caminho que se volta para os escritos dos autistas. É possível dizer que os autores das autobiografias apontam para a necessidade de compreensão, por parte da escola, do esgotamento a que são frequentemente submetidos em função de suas percepções diferenciadas. A retirada das situações de estresse, bem como a aceitação de momentos de relaxamento, aparecem como apelos. Nas narrativas é possível perceber que a imposição do contato físico, por exemplo, que se faz nos momentos de concentração de muitos estudantes, não costuma ser bem aceita por esses sujeitos. A análise acerca das autobiografias revela que o isolamento, ou a busca pela solidão, relaciona-se constantemente a certa proteção associada à percepção sensorial diferenciada por eles descrita. Apesar dessas evidências, não há registros de pesquisas que investigam o impacto das narrativas autobiográficas no contexto escolar. Mais que apontar a relevância já posta dessas obras, o interesse desta pesquisa está voltado ao possível impacto delas na escola. Constatamos que a escuta atenta de cada um é o principal instrumento que devemos ter para a compreensão das singularidades. A investigação baseada nos escritos autobiográficos dos autistas diz não somente desses sujeitos, revela muito mais do que podemos nós mesmos. Como produto desta investigação, paralelamente à dissertação, apresentamos um recurso audiovisual constituído de imagens cotidianas escolares de autistas, no qual trechos selecionados dos autorrelatos provocam um diálogo com registros de imagens de autistas na escola. O produto tem por finalidade divulgar a discussão aqui proposta - a importância da perspectiva do próprio sujeito sobre seu comportamento, os autorrelatos como essenciais para a compreensão do autismo.
Abstract: Autism, so often thought of as enigmatic, admirable, immediately incomprehensible arouses curiosity, charming and agonies. In the midst of all this, the school environment has much difficulty in seeing this singularity and, in an increasing movement, it seems to be seeking clarification regarding that. The goal of this research is to characterize, through autobiographical papers, the relationship that subjects diagnosed with autism establish with the school. In addition, it aims to analyze the power of autobiographies written by autistic people, as possible collaborators for the improvement of school practices, and to quote the authors of these narratives, composed by their school experiences, in which they revealed common situations for most school environments. This is a qualitative study (CHIZZOTTI, 2000, 2006). Our field for the analysis was composed by seven autobiographies, written by the following authors: Camargo (2012); Grandin (2014, 2015); Higashida (2013); Kedar (2012); Tammet (2007); Williams (2012). We used the content analysis technique (FRANCO, 2018) which allowed us to choose categories that were not predefined, but were created upon the study of self-reports. We choose Psychoanalysis (BIALER, 2014, 2015; FURTADO, 2013, 2014; MALEVAL, 2009, 2015) to discuss this research, as we considered as its practice the listening of the subject and, as a result, a path that turns right back to the writings of autistic people. It is possible to say that the authors of the autobiographies point out the need of the school itself to understand the exhaustion to which they are frequently subjected due to their different perceptions. The withdrawal from stressful situations, as well as the acceptance of moments of relaxation, are portraited as appeals. In the narratives, it is possible to see that the impose of physical contact, for example, that occurs in crowed moments with many students together and it is not usually well accepted by these subjects. The analysis of autobiographies reveals that isolation, or the search for loneliness, is constantly related to a certain protection associated with the differentiated sensory perception that they describe. Despite all of this evidence, there is no record of researches that investigate the impact of autobiographical narratives in the school environment. More than pointing out the relevance of these researches, the interest of this paper is focused on their possible impact at the school environment. We found that careful listening to every person is the main instrument that we must have to understand the singularities. The investigation based on autobiographical writings of autistic people contains information not only about these subjects, but it also reveals much more than we can know ourselves. As a product of this investigation, in addition to the dissertation, we also present an audiovisual resource made up of everyday school images of autistic children, in which the selected excerpts from the self-reports provoke a dialogue with the school records of autistic images. The purpose of the product is to spread out the discussion proposed here - the importance of the subject's own perspective on his behavior, self-reports as essential for understanding autism.
Palavras-chave: Autism
Autobiography
Psychoanalysis
Autismo
Autobiografia
Psicanálise
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SUCCO, Carolina. Por eles mesmos: o que as autobiografias dos sujeitos chamados autistas revelam acerca de suas experiências escolares? 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19781
Data de defesa: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carolina Alves Succo Rodrigues - 2019 - Completa.pdf858,46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.