Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19788
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A arte sob a lupa: a construção da connoisseurship como profissão e seus meios de avaliação de obras de arte |
Título(s) alternativo(s): | Art under the magnifying glass: the construction of connoisseurship as a profession and its means of evaluating works of art |
Autor: | Cabral, Beatrice de Andrade |
Primeiro orientador: | Ragazzi, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Berbara, Maria Cristina Louro |
Segundo membro da banca: | Costa Junior, Martinho Alves da |
Resumo: | Este trabalho tem como foco a discussão sobre a construção da profissão do connoisseur ao longo dos anos, estabelecendo relações que podem ser vistas desde o século XV até o XX. A partir de uma abordagem que remonta à Antiguidade clássica e ao Renascimento, aponto para essas relações, vistas principalmente através da cultura do colecionismo e antiquariato, que foram importantes para a afirmação da figura desse profissional. Além disso, apresento uma abordagem acerca da figura de Giulio Mancini e da discussão em torno da fundação da connoisseurship. Por fim, já na virada do século XIX para o XX, analiso as funções atribuídas a esse profissional e sua forma de atuação, exemplificadas pelos trabalhos e métodos de análise de Giovanni Morelli e Bernard Berenson |
Abstract: | This work focuses on the discussion about the construction of the connoisseur's profession over the years, establishing relationships that can be seen from the 15th to the 20th century. From an approach that goes back to classical antiquity and the Renaissance, I point to these relationships, seen mainly through the culture of collecting and antiquarianism, which were important to the consolidation of the figure of this professional. In addition, I present an approach to the figure of Giulio Mancini and to the discussion about the foundation of connoisseurship. Finally, at the turn of the 19th to the 20th century, I analyze the functions attributed to this professional and his way of acting, exemplified by the works and methods of analysis of Giovanni Morelli and Bernard Berenson |
Palavras-chave: | Falsificação Cópias Obras de arte Giulio Mancini Giovanni Morelli Bernard Berenson Arte – Avaliação Arte – Falsificação Arte – Colecionadores e coleção Mancini, Giulio, 1558-1630 Morelli, Giovanni, 1816-1891 Berenson, Bernard, 1865-1959 Connoisseurship Connoisseur Forgery. Copies Works of art |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
Citação: | CABRAL, Beatrice de Andrade. A arte sob a lupa: a construção da connoisseurship como profissão e seus meios de avaliação de obras de arte. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19788 |
Data de defesa: | 15-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História da Arte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacão - Beatrice de Andrade Cabral - 2023 - Completo.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.