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Tipo do documento: Dissertação
Título: Videogames e ansiedade: um estudo sobre sensorialidades, mediação e modulação dos afetos na experiência sensível do jogo Hue
Título(s) alternativo(s): Videogames and anxiety: sensorialities, mediation and modulation of affects in the sensitive experience of the game Hue
Autor: Pinto, Thays Pantuza Coelho 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro coorientador: Franco, José Carlos Messias
Primeiro membro da banca: Gomes, Ivan Mussa Tavares
Segundo membro da banca: Monteiro, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso
Resumo: Esta pesquisa analisou a relação entre videogames e ansiedade, fazendo o esforço de questionar como a sensorialidade potencializada pelas mídias, especialmente os games, pode ser dispositivo de (pre)mediação e modulação (GRUSIN, 2010) da experiência da ansiedade nos jogos digitais. Ao fazer uma revisão bibliográfica das teorias das ciências cognitivas, com ênfase no conceito de cognição corporificada (VARELA, THOMPSOM, ROSCH, 2001; KASTRUP, 2007, 2008), exemplificamos o corpo ciborgue (HARAWAY, 2009; REGIS, 2012) como conceito fundamental para a compreensão do processo de acoplamento humano-máquina. Como metodologia, realizou-se uma análise sensível da experiência no game Hue (CURVE DIGITAL, 2016), jogo de aventura do gênero puzzle/quebra-cabeça. Foi desenvolvido um estudo dos aspectos relativos à narrativa, mecânica, programação e jogabilidade (GALLOWAY, 2006), bem como sobre as composições gráficas, visuais (JACOB, 1981) e sonoras (LEVITIN, 2010) do game, a fim de conectar as teorias estudadas. Ilustramos, ainda, a hipótese aqui trabalhada, que diz respeito às possibilidades de produção de afetos (MASSUMI, 1995), estados de atenção e ansiedade (SIMONDON, 2020; GRUSIN, 2010; MASSUMI, 2002, 2005; FREEDMAN; SHAPIRO; ASTIN et al. 2006) na experiência de interação jogador-jogo (BAVELIER, GREEN, JOESSEL et al 2020; MCGONIGAL, 2011).
Abstract: This research analyzed the relationship between video games and anxiety, making an effort to question how the sensoriality enhanced by the media, especially games, can be a device for (pre) mediation and modulation (GRUSIN, 2010) of the experience of anxiety in digital games. By conducting a literature review of cognitive science theories, with emphasis on the concept of embodied cognition (VARELA, THOMPSON, ROSCH, 2001; KASTRUP, 2007, 2008), we exemplify the cyborg body (HARAWAY, 2009; REGIS, 2012) as fundamental record for the understanding of the human-machine coupling process. As a methodology, a sensitive analysis of the experience in the game Hue (CURVE DIGITAL, 2016), an adventure game of the puzzle genre was carried out. A study was developed on aspects related to the narrative, mechanics, programming and gameplay (GALLOWAY, 2006), as well as about the graphic, visual (JACOB, 1981) and sound (LEVITIN, 2010) compositions of the game, in order to connect theories studied. We also illustrate the hypothesis worked here, which concerns the possibilities of producing affections (MASSUMI, 1995), states of attention and anxiety (SIMONDON, 2020; GRUSIN, 2010; MASSUMI, 2002, 2005; FREEDMAN; SHAPIRO; ASTIN et al 2006) in the experience of player-game interaction (BAVELIER, GREEN, JOESSEL et al 2020; MCGONIGAL, 2011).
Palavras-chave: Videogames
Anxiety
Mediation
Affects
Hue
Videogames
Ansiedade
Mediação
Afetos
Hue
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: PINTO, Thays Pantuza Coelho. Videogames e ansiedade: um estudo sobre sensorialidades, mediação e modulação dos afetos na experiência sensível do jogo Hue. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19801
Data de defesa: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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