Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19807
Tipo do documento: Dissertação
Título: Paisagem e romantismo como conductos da racionalidade moderna no III Reich
Título(s) alternativo(s): Landscape and romanticism as conduits of modern rationality in the Third Reich
Autor: Torres, Philippe Dias Leão 
Primeiro orientador: Fernandes, Ulisses da Silva
Primeiro membro da banca: Fernandes, Ulisses da Silva
Segundo membro da banca: Lamego, Mariana Araújo
Terceiro membro da banca: Silva, Carlos Alberto Franco da
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender o uso do romantismo como máscara no nazismo alemão para impor uma política de viés racionalista que seria exposta na paisagem. Em outras palavras, averiguar como se deu o uso da paisagem por parte do regime nazista, tendo em vista a filosofia romântica – a qual foi vinculada ao nazismo – e a racionalidade imperativa do início do século XX. Ao afirmar que há um uso da paisagem significa dizer que esta se torna ferramenta para determinados fins. Para tal, será preciso responder a um importante questionamento no que se refere ao conceito: de que paisagem o nazismo se apropria? Um arcabouço teórico para compreender a ligação do romantismo e do racionalismo com os conceitos de paisagem nas diferentes línguas – sobretudo a alemã, francesa e inglesa – será necessário. Objetivos específicos foram traçados para auxiliar a esta questão inicial. Identificar o papel e o uso da técnica e das ciências modernas no início do século XX e, sobretudo, no nazismo se faz importante à medida em que se parte da hipótese de que o nazismo absolutamente não é romântico. Ademais, inferir o impacto do romantismo como ferramenta de consolidação de um espírito nacional exposto na paisagem e atestar o uso do romantismo fundamentador de um mito unificador ligado ao solo. Como resultado é possível destacar, portanto, como o uso do romantismo serviu como máscara para uma política de paisagem racionalizante.
Abstract: The objective of this study aims to understand the use of romanticism as a mask in National Socialism to impose a policy of rationalist bias that would be exposed in the landscape. In other words, to investigate how the landscape was used by the Nazi regime, in view of the romantic philosophy – which was linked to Nazism – and the imperative rationality of the beginning of the 20th century. By stating that there is a use of the landscape it means to say that it becomes a tool for certain purposes. To do this, it will be necessary to answer an important question regarding the concept: from what landscape have Nazism appropriated? In other words, it will take a theoretical framework to understand the connection between romanticism and rationalism with the concepts of landscape in different languages – especially German, French and English. Specific objectives have been outlined to assist this initial question. Identifying the role and use of technique and modern sciences in the early 20th century and, above all, in Nazism, becomes important as we start from the hypothesis that Nazis were absolutely not romantic. Furthermore, to infer the impact of romanticism as a tool for consolidating a national spirit exposed in the landscape. In other words, attest to the use of the founding romanticism of a unifying myth connected to the ground.
Palavras-chave: Romantismo
Nazismo
III Reich
Alemanha
Paisagem
Romanticism
Germant
Landscape
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: TORRES, Philippe Dias Leão. Paisagem e romantismo como conductos da racionalidade moderna no III Reich. 2020. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19807
Data de defesa: 4-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Philippe Dias Leão Torres - 2022 - Completa.pdf1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.