Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19839
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um olhar dos estudantes sobre as aulas de educação física no Programa de Educação de Jovens e Adultos: expectativa x realidade
Título(s) alternativo(s): A student's look at physical education classes in the Youth and Adult Education Program: expectation x reality.
Autor: Mendes, Eliane Simões 
Primeiro orientador: Fernandes, Andrea da Paixão
Primeiro membro da banca: Silva, Ana Patrícia da
Segundo membro da banca: Sales, Sandra Regina
Resumo: A presente pesquisa aborda as expectativas, percepções e memórias dos estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em relação às atividades realizadas pela disciplina Educação Física em seu curso. Tendo como objetivo geral compreender essas percepções com a finalidade de divulgação junto aos docentes de forma a propor uma reflexão sobre a relação entre ensinar e aprender. Como objetivos específicos, busca conhecer e analisar as percepções e memórias dos estudantes em relação à disciplina Educação Física no PEJA antes de sua implantação em seu curso, em escolas anteriores e no período da pandemia por COVID-19, além de produzir material multimídia que leve à reflexão sobre as relações de ensino-aprendizagem. O caminho traçado passa pelo estudo bibliográfico de temas pertinentes, pesquisa de campo, análise dos dados e confecção de Produto Educacional. O estudo bibliográfico desta pesquisa se ancora em vários autores, das diversas áreas que se entrelaçam, além da análise de documentos oficiais e da legislação pertinente. Dentre os autores no campo da Educação de Jovens e Adultos: Osmar Fávero (2005, 2006 e 2011), Jane Paiva (2005), Sérgio Haddad (2000 e 2019) e Andrea da Paixão Fernandes (2012). Em relação à Educação Física: Rosa Malena Carvalho (2011 e 2013) e Suraya Cristina Darido (2003 e 2012). Nos estudos da Memória: Maurice Halbwachs (1990), Jacques Le Goff (1992) e Ecléa Bosi (1994). Além de Paulo Freire (1983, 1991, 1996 e 2000) que permeia todo o texto. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa articulada com um tratamento quantitativo dos dados, uma vez que não são abordagens contratantes, mas que se complementam. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário individual e participação nos encontros do grupo focal com os estudantes de uma escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro, sujeitos deste estudo. Os dados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo, apoiada em Laurence Bardin (2009), e serviram de base para a produção de um Produto Educacional em formato multimídia. O Produto Educacional é direcionado aos docentes e busca aproximá-los da realidade desses alunos em questões relacionadas à disciplina Educação Física e outros temas que possam surgir. Este relato poderá contribuir para uma ressignificação da construção dos movimentos de ensinar e aprender, além de ressaltar a importância da reflexão sobre a prática docente.
Abstract: The present research aimed to investigate the expectations, perceptions and memories of the students of the Youth and Adult Education Program (PEJA) of the City Hall of Rio de Janeiro in relation to the activities carried out by the Physical Education discipline. The main objective is to understand these perceptions with the aim of disseminating them to teachers in order to propose a reflection on the relationship between teaching and learning. As specific objectives, it seeks to know and analyze students' perceptions and memories in relation to the Physical Education discipline at PEJA in addition to producing multimedia material from the results obtained through this research that lead to reflection on the teaching-learning relationships. The path traced passes through the bibliographic study of relevant topics, field research, data analysis and production of Educational Product. The bibliographic study of this research is based on several authors from different areas that are intertwined in addition to the analysis of official documents and the pertinent legislation. Among the authors in the field of Youth and Adult Education: Osmar Fávero (2005, 2006 e 2011), Jane Paiva (2005), Sérgio Haddad (2000 e 2019) and Andrea da Paixão Fernandes (2012). In relation to Physical Education: Rosa Malena Carvalho (2011 e 2013) and Suraya Cristina Darido (2003 e 2012). In Memory Studies: Maurice Halbwachs (1990), Jacques Le Goff (1992) and Ecléa Bosi (1994). In addition to Paulo Freire (1983, 1991, 1996 e 2000) that permeates the entire text. Data were collected through the application of a questionnaire and participation in meetings with the focus group which includes students from a public school in Rio de Janeiro, subjects of this study. The data were analyzed using Content Analysis, supported by Laurence Bardin (2009), and served as a basis for the production of an Educational Product in multimedia format. The methodology used is of a qualitative nature articulated with a quantitative treatment of the data, since they are not contracting approaches, but they complement each other. The Educational Product is aimed to teachers and seeks to bring them closer to the reality of these students on issues related to the Physical Education discipline and other topic that may arise. This report may contribute to a resignification of the construction of teaching and learning movements and in addition emphasize the importance of reflection on teaching practice.
Palavras-chave: Youth and adult education
Physical education
Memories
Educação de Jovens e Adultos
Educação física
Memórias
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: MENDES, E. S. Um olhar dos estudantes sobre as aulas de Educação Física no Programa de Educação de Jovens e Adultos: expectativa x realidade. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19839
Data de defesa: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Eliane Simões Mendes - 2022 - Completa.pdf986,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.