Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19841
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem de jovens e adultos: sentidos produzidos pelas perspectivas discentes e docentes |
Título(s) alternativo(s): | Youth and adult learning: meanings produced by the perspectives of students and teachers |
Autor: | Barbosa, Ana Lucia Bittencourt |
Primeiro orientador: | Fernandes, Andrea da Paixão |
Primeiro membro da banca: | Lopes, Paula da Silva Vidal Cid |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo pesquisar os sentidos da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) através das narrativas de discentes e docentes, de que forma ocorre a mediação do educador e se os recursos utilizados potencializam o processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade de ensino. A pesquisa se justifica porque estudos recentes apontam que o Brasil ainda encontra entraves no enfrentamento do analfabetismo. Como escopo teórico, nos ancoramos principalmente em Paulo Freire (1996) para pensarmos uma educação emancipatória alinhada com a modalidade EJA. A pesquisa segue uma abordagem metodológica qualitativa por possibilitar a compreensão dos sujeitos, os comportamentos e as experiências humanas (DEMO, 2001). O material de análise é composto por entrevistas com sete discentes e um grupo focal com quatro docentes que atuam na EJA numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa evidenciou que os sentidos produzidos por discentes e docentes sobre a EJA são atravessados por outros determinantes sociais como jornadas de trabalho exaustivas, transportes públicos precários, baixos salários, diferenças geracionais e desafios da maternidade e paternidade. Apesar disso, os sentidos produzidos apontam que a EJA é uma importante política pública que alimenta sonhos para a futuridade. |
Abstract: | This work aims to research the meanings of learning in Youth and Adult Education (EJA), through the narratives of students and teachers, how the mediation of the educator occurs and if the resources used enhance the teaching-learning process in this teaching modality. The research is justified because recent studies show that Brazil still finds obstacles in the fight against illiteracy. As a theoretical scope, we anchored ourselves in Paulo Freire (1996) to think about an emancipatory education aligned with the EJA modality. The research follows a qualitative methodological approach to enable the understanding of subjects, behaviors and human experiences (DEMO, 2001). The analysis material consists of an interview with seven students and a focus group with four teachers who work in EJA in a municipal school in the city of Rio de Janeiro. The research showed that the meanings produced by students and teachers about EJA are crossed by other social determinants such as exhausting working hours, precarious public transport, low wages, maternity and paternity challenges, generational differences. Despite this, the meanings produced point out that the EJA is an important public policy that feeds dreams for the future. |
Palavras-chave: | Youth and adult education Learning Educação de Jovens e Adultos Aprendizagem Prática docente Teaching practice |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | BARBOSA, Ana Lucia Bittencourt. Aprendizagem de jovens e adultos: sentidos produzidos pelas perspectivas discentes e docentes. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19841 |
Data de defesa: | 13-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ana Lucia Bittencourt Barbosa - 2022 - Completa.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.