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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19845
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Comunidade de Prática Exploratória como instrumento de reflexões sobre práticas e processos formativos de docentes de língua inglesa: um encontro multicultural |
Título(s) alternativo(s): | Community of Exploratory Practice as a tool for reflecting on practices and training processes of English teachers: a multicultural encounter |
Autor: | Viana, Tamar da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Gysele da Silva Colombo |
Segundo membro da banca: | Miller, Inés Kayon de |
Resumo: | A presente pesquisa tem sua configuração baseada na proposta ética e inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2005; MORAES BEZERRA 2003; MILLER et al., 2008) que encoraja o desenvolvimento mútuo e a agência dos participantes para a construção de entendimentos sobre questões que lhes são caras – sejam elas sobre o aprender, o ensinar ou sobre qualquer questão que afete a qualidade de vida no contexto escolar. Baseia-se também nas práticas de compartilhamento de experiências e vivências conforme proposto no conceito de Comunidade de Prática de Jean Lave e Etienne Wenger, criado em 1987 no Institute for Research on Learning. Esse conceito tem suas raízes na concepção de que a aprendizagem tem caráter social, isto é, envolve as relações sociais e tece ramos de produção de saberes a partir dessas relações (WENGER, 2010). A pesquisa tem suas bases metodológicas no paradigma qualitativo, cujo caráter permite que seja levada em consideração a pluralidade do conteúdo científico, bem como as diversas possibilidades de caminhos a serem seguidos durante a busca pelo entendimento das questões humanas (MORAES BEZERRA, 2007). A Prática Exploratória tem papel relevante no desenvolvimento de minha pesquisa, pois, apesar de não se tratar de uma metodologia no sentido estrito, como pontuado por Moraes Bezerra (2007), pode ser considerada como uma abordagem de pesquisa que conduz à reflexão gerada a partir de um trabalho que prioriza o entendimento de nossas práticas profissionais, das questões que podem surgir nas interações em sala de aula, ao invés de buscar soluções ou respostas sem reflexão ou ainda verdades absolutas, como se isso fosse possível, considerando a complexidade da vida em sala de aula, conforme Allwright (2005). A partir de tais concepções, foi criada uma comunidade reflexiva virtual internacional, com participantes da Jamaica e Brasil, a qual denominei de Comunidade de Prática Exploratória, ao inspirar-me no construto proposto por Lave e Wenger (1987). Por haver pessoas que moram na Jamaica e por estarmos vivendo o momento pandêmico, as interações foram possibilitadas através de uma plataforma virtual em encontros quinzenais. Essa foi uma forma de envolver os participantes da pesquisa que estavam em fase de formação e pós-formação para a docência de línguas em interações e compartilhamentos de experiências. Nesse coletivo intercultural, que interagiu por 2 meses durante a pandemia provocada pela Covid-19, foram geradas reflexões sobre as práticas pedagógicas do professor de inglês, especialmente envolvendo questões de afeto trazidas por quem estava atuando remotamente com seus alunos. |
Abstract: | The present research has its configuration based on the ethical and inclusive proposal of Exploratory Practice (ALLWRIGHT, 2005; MORAES BEZERRA 2003; MILLER et al., 2008) that encourages the mutual development and agency of the participants to build understandings about issues that concern them – whether they are about learning, teaching or any issue that affects the quality of life in the school context. It is also based on the practices of sharing experiences and experiences as proposed in the concept of Community of Practice by Jean Lave and Etienne Wenger, created in 1987 at the Institute for Research on Learning. This concept has its roots in the conception that learning has a social character, which means that it involves social relationships and weaves branches of knowledge production from these relationships (WENGER, 2010). The research has its methodological bases in the qualitative paradigm, whose character allows considering the plurality of scientific content, the various possibilities of paths to be followed during the search for understanding human issues (MORAES BEZERRA, 2007). Exploratory Practice has a relevant role in the development of my research, because, although it is not a methodology in the strict sense, as pointed out by Moraes Bezerra (2007), it can be considered as a research approach that leads to the reflection generated from of a work that prioritizes the understanding of our professional practices, of the issues that can arise in interactions in the classroom, instead of seeking solutions or answers without reflection or even absolute truths, as if this were possible, considering the complexity of life in classroom, according to Allwright (2005). From these conceptions, an international virtual reflexive community was created with participants from Jamaica and Brazil, which I called Community of Exploratory Practice, inspired by the construct proposed by Lave and Wenger (1987). Because there are people who live in Jamaica and because we are experiencing the pandemic moment, interactions were possible through the virtual platform with fortnightly meetings. This was a way of involving research participants who were in training and post-training for language teaching in interactions and sharing of experiences. In this intercultural collective, which interacted for 2 months during the pandemic caused by Covid-19, reflections were generated on the pedagogical practices of the English teacher, especially involving issues of affection brought up by those who were working remotely with their students. |
Palavras-chave: | Comunidade de Prática Prática Exploratória Afeto Reflexão sobre aprendizagem de língua inglesa Formação docente Community of Practice Exploratory Practice Affection Reflection on English language learning Teacher training |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | VIANA, Tamar da Silva. Comunidade de Prática Exploratória como instrumento de reflexões sobre práticas e processos formativos de docentes de língua inglesa: um encontro multicultural. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19845 |
Data de defesa: | 8-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
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Dissertação Tamar da Silva Viana - 2021 - Completa.pdf | Documento principal | 5,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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