Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19846
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A inserção da ideia intuitiva de infinitesimal no ensino médio a partir de sua construção histórica |
Título(s) alternativo(s): | The insertion of the intuitive idea of infinitesimal in high school based on its historical construction |
Autor: | Souza, Veriano Catinin de ![]() |
Primeiro orientador: | Lozano, Abel Rodolfo Garcia |
Primeiro membro da banca: | Victer, Eline das Flores |
Segundo membro da banca: | Friedmann, Clicia Valladares Peixoto |
Resumo: | O cenário educacional brasileiro tem sido desafiante para o ensino da matemática. As avaliações mostram uma defasagem entre os conteúdos prescritos e aprendizagem dos alunos em matemática, o que traz consequências para aqueles que ingressam na universidade. Considerando essa realidade desafiante, a presente pesquisa apresenta uma alternativa a introdução da ideia de infinitesimal no ensino da matemática da educação básica e aponta caminhos que possam alicerçar e ampliar os conhecimentos dos alunos do ensino médio. O desenvolvimento da pesquisa tem como base uma análise bibliográfica sobre a história das ideias intuitivas até o século XVII, os problemas fundamentais do Cálculo e os recursos metodológicos do ensino da área em questão. Tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular, procuramos assim contribuir para busca de uma abordagem viável para introduzir a ideia de infinitesimal na educação básica. Propomos atividades relacionadas a esta pesquisa histórica para uso inserido nos conteúdos do ensino médio. A pesquisa proporcionou conhecer a gênese dos conceitos que fazem parte de um curso tradicional de Cálculo e elaborarmos atividades inseridas nos conteúdos de matemático do ensino médio. |
Abstract: | The Brazilian educational scenario has been challenging for mathematics teaching. Eva-luations show a gap between the prescribed content and student learning in mathema-tics, which brings consequences for those who enter college. Considering this challenging reality, the present research presents an alternative to the introduction of the idea of in-finitesimal in the teaching of mathematics in basic education and points out ways that can support and expand the knowledge of high school students. The development of the research is based on a bibliographic analysis of the history of intuitive ideas until the 17th century, the fundamental problems of Calculus and the methodological resources for teaching the area in question. Having as a reference the Common National Curricular Base, we try to contribute to the search for a viable approach to introduce the idea of infinitesimal in basic education. We propose activities related to this historical research for use inserted in the contents of high school. The research allowed us to know the genesis of the concepts that are part of a traditional Calculus course and to develop activities inserted in the mathematics contents of high school. |
Palavras-chave: | Infinitesimals The History of the Calculus Mathematics Teaching Infinitesimal História do Cálculo Ensino de Matemática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | SOUZA, Veriano Catinin de. A inserção da ideia intuitiva de infinitesimal no ensino médio a partir de sua construção histórica. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19846 |
Data de defesa: | 25-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Veriano Catinin de Souza - 2021 - Completa.pdf | Documento principal | 6,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.