Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19849
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os significados da escola: uma análise discursiva das emoções em narrativas sobre vivências escolares |
Título(s) alternativo(s): | The school meanings: a discourse analysis of emotions in narratives about school experiences |
Autor: | Santana, Flávia Alves de ![]() |
Primeiro orientador: | Rezende, Claudia Barcellos |
Primeiro coorientador: | Sinder, Valter |
Primeiro membro da banca: | Castro, Ronaldo Oliveira de |
Segundo membro da banca: | Silveira, Raquel Brum Fernandes da |
Resumo: | Esta dissertação aborda os significados da escola construídos discursivamente por oito ex-alunos de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral desta pesquisa foi construir compreensões sobre os sentidos atribuídos pelos jovens entrevistados às suas vivências no CE, escola em que realizaram o Ensino Médio. Com a contribuição de autores da antropologia das emoções, sociologia da educação, do campo da educação, entre outros, foram identificadas diferentes nuances e interpretações da vida escolar. Por meio de uma perspectiva de discurso como ação social alinhada a contribuição das emoções presentes nas narrativas, foram criadas compreensões da escola como espaço de reprodução de desigualdades, de mobilidade social, liberdade, assim como de opressão e reificação. |
Abstract: | This dissertation addresses the meanings of school discursively constructed by eight former students of a public school in the State Education Network of the State of Rio de Janeiro. The general objective of this research was to build understandings about the meanings attributed by the young participants interviewed to their experiences in the CE, the school where they completed High School. With the contribution of authors from the anthropology of emotions, sociology of education, from the field of education, among others, different nuances and interpretations of their school life were identified. Through a perspective of discourse as social action aligned with the contribution of emotions present in the narratives, understandings of the school were created as a place for reproduction of inequalities, social mobility, freedom, as well as oppression and reification. |
Palavras-chave: | Discourse Emotions Recognition High school Youth Discurso Emoções Reconhecimento Ensino Médio Juventude |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | SANTANA, Flávia Alves de. Os significados da escola: uma análise discursiva das emoções em narrativas sobre vivências escolares. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19849 |
Data de defesa: | 13-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Flávia Alves de Santana - 2023 - Completa.pdf | 831 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.