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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19853
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Vozes do “chão da escola” Docentes de História e suas percepções sobre os impactos do Escola sem Partido nas suas práticas de ensino |
Autor: | Barros, Sara Norberto de ![]() |
Primeiro orientador: | Cabral , Maria Aparecida da Silva |
Primeiro membro da banca: | Galucio, Andrea Lemos Xavier |
Segundo membro da banca: | Penna, Fernando de Araújo |
Resumo: | A presente pesquisa centra-se na investigação das percepções que professoras e professores de História, atuantes na Educação Básica, possuem sobre os impactos que o discurso/ação do Escola sem Partido causou no Ensino de História e se o mesmo se reflete ou não nas suas práticas profissionais de ensino da disciplina na atualidade. Consideramos a perspectiva que professoras e professores são agentes indispensáveis do processo educativo e sujeitos de saberes (escolares, docentes e de experiência) e acreditamos que o discurso/ação do ESP teve/tem a potência de acarretar consequências negativas nas formas como esses saberes são mobilizados no ensino escolar de História. Desse modo, dentro de um enfoque controlado e com o auxílio de uma amostragem de professores de História atuantes na Educação básica obtivemos indicadores e dados quantitativos e qualitativos que apontaram os atuais impactos, permanências, problemas e relevância do discurso/ação do ESP nas práticas de ensino da disciplina. Nosso objetivo foi compreender as nuances do processo, propondo reflexões e provocações sobre nossa relação passada e presente com o mesmo, pois defendemos a superação da reacionária narrativa do dito movimento pela sua constante desconstrução crítica e que ela nunca seja esquecida e subestimada por quem está na sala de aula. Nesse sentido as percepções de docentes que viveram o “antes e depois” do ESP são fundamentais para compreender a extensão desse evento em práticas de ensino concretas e para elaborar coletivamente estratégias de ação, construídas por e para professores, na e para a escola. Assim sendo, pensamos e criamos conjuntamente uma proposta oficina de formação continuada docente para troca de saberes e experiências sobre a temática, construídas a partir das demandas, dúvidas e contribuições dos próprios agentes participantes da pesquisa. |
Abstract: | This research focuses on the investigation of the perceptions that teachers of History, working in Basic Education, have about the impacts that the speech/action of Party-free Education caused in the Teaching of History and if it is reflected or not in their professional practices of teaching this school subject currently. We consider the perspective that teachers are indispensable agents of the educational process and subjects of knowledge (educational, teaching and empirical ones) and we believe that the speech/action of PFE had/has the power to cause negative consequences in the ways in which this knowledge is mobilized in school history teaching. Thus, according to a controlled approach and with the help of a sample of History teachers working in Basic Education, we obtained quantitative and qualitative indicators and data that pointed out the current impacts, permanence, problems and relevance of the PFE speech/action in the practices of teaching History. Our objective was to understand the tons of this process, proposing reflections and provocations about our past and present relationship with it, as we defend the overcoming of the reactionary narrative of this movement by its constant critical deconstruction and that it never be forgotten and underestimated by those who are in the classroom. Thereby, the perceptions of teachers who lived the “before and after” of PFE are fundamental to understand the extent of this event in the actual teaching practices and to collectively elaborate action strategies, built by and for teachers, in and for the school. Therefore, we jointly thought and created a proposal for a continuing teacher training workshop to exchange knowledge and experiences on the subject, built from the demands, doubts and contributions of the agents participating in the research. |
Palavras-chave: | Ensino de História Escola sem Partido Educação Docentes Saberes e práticas escolares History Teaching Party-Free Education Education Teachers Knowledge and school practices |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | BARROS, Sara Norberto de. Vozes do “chão da escola”. Docentes de História e suas percepções sobre os impactos do Escola sem Partido nas suas práticas de ensino. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19853 |
Data de defesa: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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