Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19856
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação não formal e os roteiros culturais no centro histórico do Rio de Janeiro: os lugares de amnésia |
Autor: | Miranda, Montgomery Oswaldo ![]() |
Primeiro orientador: | Gonçalves , Márcia de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Pinto , Carlos Eduardo |
Segundo membro da banca: | Mello, Juçara da Silva Barbosa de |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo principal demonstrar a importância das atividades pedagógicas não formais no processo de construção do conhecimento de estudantes do Ensino Básico. Nosso trabalho está ancorado nos estudos teóricos de intelectuais como Maria da Gloria Gohn e Philip H. Coombs, bem como nos mais de vinte anos de experiências do autor na organização de roteiros culturais no Centro Histórico do Rio de Janeiro. Analisamos dois casos: estudantes de um colégio-curso de Ipanema e alunos do Ensino Médio noturno, enfatizando as dificuldades que muitos docentes encontram para promover atividades pedagógicas não formais. Nossa investigação também está fundamentada em entrevistas e pesquisas que realizamos com professores de História do Ensino Básico e estudantes do Ensino Médio noturno. Por fim, apresentaremos um produto-final: um roteiro cultural no Centro Histórico a partir do conceito de "lugares de amnésia", do antropólogo francês Joël Candau, que revela uma série de patrimônios sombrios esquecidos, como cemitérios, patíbulos, pelourinhos, locais de chacinas e espaços de linchamentos. Esses lugares amnésicos ajudam a problematizar e compreender, em parte, o processo de formação de nossa sociedade desigual e violenta. |
Abstract: | This dissertation aims to demonstrate the importance of non-formal pedagogical activities for high school students. Our work is based on the theoretical studies of intellectuals, such as Maria da Gloria Gohn and Philip H. Coombs, as well as on the author's experience of more than twenty years in the organization of cultural itineraries in the Historic Center of Rio de Janeiro. We analyze two cases: students from a private school in Ipanema and high school students from evening public schools. This analysis emphasizes that many teachers find difficulties in promoting non-formal pedagogical activities. Our investigation uses interviews and surveys conducted with History teachers and high school students. Thus, we will present a final product: a cultural itinerary in the Historic Center based on the concept of "places of amnesia" by the French anthropologist Joël Candau, which reveals a series of forgotten sites, such as cemeteries, siege grounds, pillories, places of slaughters and lynching. These amnesic places help to problematize and understand, in part, the formation process of our unequal and violent society. |
Palavras-chave: | Ensino de História Educação Não Formal Centro Histórico Lugares de Amnésia History Teaching Non-Formal Education Historical Center Places of Amnesia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | MIRANDA, M. O. A educação não formal e os roteiros culturais no Centro Histórico do Rio de Janeiro: os lugares de amnésia. 2022. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTÓRIA). Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19856 |
Data de defesa: | 21-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Montgomery Oswaldo Miranda - 2022 - Completa.pdf | Documento principal | 4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.