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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação não formal e os roteiros culturais no centro histórico do Rio de Janeiro: os lugares de amnésia
Autor: Miranda, Montgomery Oswaldo 
Primeiro orientador: Gonçalves , Márcia de Almeida
Primeiro membro da banca: Pinto , Carlos Eduardo
Segundo membro da banca: Mello, Juçara da Silva Barbosa de
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo principal demonstrar a importância das atividades pedagógicas não formais no processo de construção do conhecimento de estudantes do Ensino Básico. Nosso trabalho está ancorado nos estudos teóricos de intelectuais como Maria da Gloria Gohn e Philip H. Coombs, bem como nos mais de vinte anos de experiências do autor na organização de roteiros culturais no Centro Histórico do Rio de Janeiro. Analisamos dois casos: estudantes de um colégio-curso de Ipanema e alunos do Ensino Médio noturno, enfatizando as dificuldades que muitos docentes encontram para promover atividades pedagógicas não formais. Nossa investigação também está fundamentada em entrevistas e pesquisas que realizamos com professores de História do Ensino Básico e estudantes do Ensino Médio noturno. Por fim, apresentaremos um produto-final: um roteiro cultural no Centro Histórico a partir do conceito de "lugares de amnésia", do antropólogo francês Joël Candau, que revela uma série de patrimônios sombrios esquecidos, como cemitérios, patíbulos, pelourinhos, locais de chacinas e espaços de linchamentos. Esses lugares amnésicos ajudam a problematizar e compreender, em parte, o processo de formação de nossa sociedade desigual e violenta.
Abstract: This dissertation aims to demonstrate the importance of non-formal pedagogical activities for high school students. Our work is based on the theoretical studies of intellectuals, such as Maria da Gloria Gohn and Philip H. Coombs, as well as on the author's experience of more than twenty years in the organization of cultural itineraries in the Historic Center of Rio de Janeiro. We analyze two cases: students from a private school in Ipanema and high school students from evening public schools. This analysis emphasizes that many teachers find difficulties in promoting non-formal pedagogical activities. Our investigation uses interviews and surveys conducted with History teachers and high school students. Thus, we will present a final product: a cultural itinerary in the Historic Center based on the concept of "places of amnesia" by the French anthropologist Joël Candau, which reveals a series of forgotten sites, such as cemeteries, siege grounds, pillories, places of slaughters and lynching. These amnesic places help to problematize and understand, in part, the formation process of our unequal and violent society.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação Não Formal
Centro Histórico
Lugares de Amnésia
History Teaching
Non-Formal Education
Historical Center
Places of Amnesia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: MIRANDA, M. O. A educação não formal e os roteiros culturais no Centro Histórico do Rio de Janeiro: os lugares de amnésia. 2022. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTÓRIA). Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19856
Data de defesa: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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