Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19872
Tipo do documento: Dissertação
Título: A inserção da astronomia no ensino fundamental: uma proposta para a alfabetização científica, na perspectiva dos multiletramentos com vistas à aprendizagem significativa.
Título(s) alternativo(s): The insertion of astronomy in the elementary school: a proposal for scientific literacy, from the perspective of multiliteracies with a view to meaningful learning
Autor: Beaubernard, Danielle da Silva Santos 
Primeiro orientador: Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Segundo membro da banca: Duarte, Sergio Eduardo Silva
Resumo: A articulação entre o mundo real e os conhecimentos trabalhados na escola são fundamentais para os processos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, pensar uma proposta eficaz de Alfabetização Científica pressupõe uma reflexão sobre o mundo em que vivemos, as relações que estabelecemos com ele e as formas de disseminação desse conhecimento. O objetivo deste estudo foi investigar, sob a concepção da Aprendizagem Significativa, as contribuições de uma sequência didática para o processo de Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos. O conceito de Alfabetização Científica - Chassot (2000), de Aprendizagem Significativa – Moreira (2011), os Indicadores de Alfabetização Científica – Carvalho e Sasseron (2011) e a Pedagogia dos Multiletramentos – Rojo (1998, 2012) compõem as bases teóricas que fundamentam a pesquisa. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada na metodologia de Pesquisa ação, cuja estratégia utilizada para atingir os objetivos propostos foi o desenvolvimento de um curso de atualização para professores do Ensino Fundamental, com a temática Astronomia. Os sujeitos desse estudo foi um grupo de professores que lecionam no Ensino Fundamental, em diversas redes de ensino e em diferentes regiões brasileiras. A aplicação do curso e a coleta dos dados ocorreram remotamente, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de dados, utilizando questionários semi-abertos; planejamento da sequência didática desenvolvida para o curso de atualização; observação participante, realizada durante a aplicação do curso; aplicação de questionário semi-aberto para avaliação da proposta. A análise dos dados considerou a técnica de Triangulação de Dados – Marcondes & Brisola (2014). Os resultados demonstraram que a proposta de ensino-aprendizagem embasada nos recursos multimodais e multiletrados é capaz de contribuir para a constituição de aprendizagens significativas no âmbito da Alfabetização Científica. Considera-se amplo o campo para os estudos das relações entre Multiletramentos e Alfabetização Científica, aplicados ao ensino de Astronomia.
Abstract: The articulation between the real world and the knowledge worked in the school are fundamental for the teaching-learning processes. In this context, thinking about an effective proposal for Scientific Literacy presupposed a reflection on the world we live in, the relationships we establish with it and the ways of disseminating this knowledge. The objective of this study was to investigate, under the concept of Meaningful Learning, the contributions of a didactic sequence to the Scientific Literacy process, from the perspective of Multiliteracies. The concept of Scientific Literacy - Chassot (2000), Meaningful Learning - Moreira (2011), the Scientific Literacy Indicators - Carvalho and Sasseron (2011) and the Pedagogy of Multiliteracies - Rojo (1998, 2012) make up the theoretical bases that support the search. In methodological terms, it is a qualitative research, based on the Action Research methodology, whose strategy used to achieve the proposed objectives was the development of a refresher course for Elementary School teachers, with the theme Astronomy. The object of this study was a group of teachers who teach in Elementary School, in different education networks and in different Brazilian regions. The application of the course and data collection took place remotely, using the following methodological procedures: data collection, using semi-open questionnaires; planning the didactic sequence developed for the refresher course; participant observation, carried out during the application of the course; application of a semiopen questionnaire to evaluate the proposal. Data analysis considered the Data Triangulation technique – Marcondes & Brisola (2014). The results showed that the teaching-learning proposal based on multimodal and multiliterate resources is able to contribute to the constitution of significant learning in the scope of Scientific Literacy. The field for studying the relationship between Multiliteracies and Scientific Literacy, applied to the teaching of Astronomy, is considered broad.
Palavras-chave: Scientific literacy
Meaningful learning
Astronomy
Alfabetização científica
Aprendizagem significativa
Astronomia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: BEAUBERNARD, D S S. A inserção da astronomia no ensino fundamental: uma proposta para a alfabetização científica, na perspectiva dos multiletramentos com vistas à aprendizagem significativa. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19872
Data de defesa: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Danielle da Silva Santos Beaubernard - 2022 - Completa.pdf2,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.