Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19875
Tipo do documento: Dissertação
Título: Livro interdisciplinar interativo: perspectivas docentes
Título(s) alternativo(s): Interactive interdisciplinary book: teacher perspectives
Autor: Teixeira, Priscila Gonçalves Cruz 
Primeiro orientador: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Primeiro membro da banca: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Segundo membro da banca: Melo, Keite Silva de
Resumo: Este trabalho situa-se no campo de estudos sobre Processo de Ensino e Aprendizagem. Teve por objetivo elaborar um produto voltado para o primeiro segmento da Educação Básica: Livro Interdisciplinar Interativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e colaborativa, de caráter formativo, pois visa contribuir para a formação de professores, pois os mesmos contribuíram para a elaboração do produto deste trabalho mediante a questionário, roda de conversa, e no processo final, com questionário para validação do produto. Participaram desta pesquisa onze professoras da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Para discutir acerca das limitações do ensino disciplinar e trabalhar as possibilidades do trabalho interdisciplinar, bem como seus possíveis obstáculos, este trabalho conta com as contribuições de Japiassu (2006). Fazenda (2012), por sua vez, discute como o tema surgiu no Brasil e faz um apanhado histórico sobre interdisciplinaridade no país e Klein (2017), faz a distinção entre os dois termos genéricos: Multidisciplinaridade (MD) e Interdisciplinaridade (ID). A autora analisa os caminhos metodológicos e teóricos, de construção e reconstrução de pontes e identifica escolhas instrumentais e críticas acerca do tema. Analisa também a transdisciplinaridade (TD) no contexto atual e termina por refletir sobre o surgimento de novas tipologias. O resultado deste trabalho aponta que metade do grupo entrevistado compreende o conceito de interdisciplinaridade como sendo multidisciplinaridade ou pluridisciplinaridade, mesmo em considerar que já trabalharam ou trabalham de forma interdisciplinar. Em relação aos possíveis obstáculos, 80% do grupo vê obstáculos e 20% do grupo não vê obstáculos em trabalhar de forma interdisciplinar. Quanto ao produto, foram feitas diversas contribuições por parte do grupo pesquisado sobre o que não poderia faltar no Livro Interativo Interdisciplinar. Após a confecção do Livro foi feita a validação do produto pelas professoras participantes que o aprovaram e deram suas últimas contribuições.
Abstract: The present work is situated in the field of studies on the Teaching and Learning process. It aims at developing a product to the first segment of Basic Education: an interactive and interdisciplinary book. This is qualitative and collaborative research, with a formative character, as it aims to contribute to teacher education since they contributed to the elaboration of the product by answering a questionnaire, participating in a conversation circle and at the final process by answering another questionnaire in order to validate the product. Eleven teachers from the Municipal Education Network of Rio de Janeiro participated in this research. To discuss the limitations of disciplinary teaching and work and possibilities of interdisciplinary work, as well as its possible obstacles, this work relies on the contributions of Japiassu (2006). Fazenda (2012), in turn, discusses how the topic emerged in Brazil and presents a historical overview of interdisciplinarity in the country, and Klein (2017), distinguishes between the two generic terms: Multidisciplinary (MD) and Interdisciplinarity (ID). The author analyzes the methodological and theoretical paths of construction and reconstruction of bridges and identifies instrumental and critical choices on the subject. She also analyzes transdisciplinarity (TD) in the current context and ends up reflecting on the emergence of new typologies. The results show that half of the interviewed group understands the concept of interdisciplinarity as being multidisciplinarity or pluridisciplinary, even considering that they have already worked or still work in an interdisciplinary way. Regarding possible obstacles, 80% of the group see obstacles and 20% of the group do not see obstacles in working in an interdisciplinary way. As for the product, several contributions were made by the researched group on what could not be missing from the Interdisciplinary Interactive Book. After the Book was made, the product was validated by the participating teachers who approved it and gave their last contributions.
Palavras-chave: Teachin-learning
Interdisciplinarity
Ensino-aprendizagem
Interdisciplinaridade
Produto educacional
Educational product
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: TEIXEIRA, Priscila Gonçalves Cruz. Livro interdisciplinar interativo: perspectivas docentes. Rio de Janeiro, 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19875
Data de defesa: 9-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Priscila Gonçalves Cruz Teixeira - 2022 - Completa.pdf624,57 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.